Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GreycyLopesDeMatos_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atendimento educacional especializado na educação infantil no municipio de Porto Nacional- TO
Autor(es): Matos, Greycy Lopes de
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação especial
Educação de crianças
Práticas pedagógicas
Inclusão escolar
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 13-Jan-2017
Referência: MATOS, Greycy Lopes de. Atendimento educacional especializado na educação infantil no municipio de Porto Nacional - TO. 2015. 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho visa a compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com deficiência/necessidades educacionais especiais no ensino regular na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e contribuir com a apropriação do conhecimento científico desses alunos e inclusão e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente, o trabalho traça um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, onde há características construídas historicamente – como em nível federal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais como o grande trunfo do governo federal na promoção de sua política de uma Educação Especial que se efetiva radicalmente na perspectiva da educação inclusiva. Partimos das constatações de que, nas duas últimas décadas, documentos oficiais, assim como pesquisas na área, apontam a necessidade de um trabalho pedagógico inclusivo, que atenda às demandas e características dos diferentes sujeitos matriculado. Teoricamente buscamos as contribuições da Abordagem Histórico-Cultural para compreender o desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência. Como perspectiva teórico-metodológica, optamos pela rede significações (Rossetti-Ferreira, 2004) que tem seus pressupostos fundamentados na teoria histórico-cultural, que compreende os processos de desenvolvimento humano como atos de significação constituídos por múltiplas interações estabelecidas social e culturalmente pelos sujeitos durante toda a vida. A organização e análise dos dados ocorreram por meio dos movimentos, cenários e atores; as práticas curriculares inclusivas na/da escola: a SRM e a sala de aula comum em seus encontros e desencontros; a preocupação com o desenvolvimento psicomotor da criança; o brincar versus a aquisição da leitura e escrita; o diálogo entre o currículo da SRM e a sala de aula comum. Para as professoras das salas de atividades o AEE é viável na escola de educação infantil, mas não somente na SRM, deve haver o atendimento educacional especializado no turno em que a criança esteja matriculada; que ele pode ajudar na inclusão da criança público alvo da educação especial, por meio de práticas sociais e culturais lúdicas, linguísticas e intelectuais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons