Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_ElizabethCruz_MariaFatimaMoreira.pdf540,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Tecnologia da informação para apoio à gestão regulatória da oferta de transporte aéreo regular
Outros títulos: Information technology for the support to the regulatory management for the offer of the regular air transportation
Autor(es): Cruz, Elizabeth Carlos da Silva
Moreira, Maria Fátima Ferreira
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Aeronáutica comercial
Aviação - companhias
Sistemas de informação
Data de apresentação: Dez-2003
Data de publicação: 11-Mar-2011
Referência: CRUZ, Elizabeth Carlos da Silva; MOREIRA, Maria Fátima Ferreira. Tecnologia da informação para apoio à gestão regulatória da oferta de transporte aéreo regular. 2003. 67 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: A rede mundial de computadores tem crescido rapidamente nos últimos anos como uma tecnologia computacional onde quase tudo é feito de modo simples e acessível a todos. O presente trabalho focaliza a importância do uso da tecnologia da informação, visando desenvolver a concepção de um Sistema Virtual, onde todos os procedimentos legais e de Gestão possam ser implementados através da tramitação de dados eletronicamente, em particular utilizando-se dos recursos disponibilizados pelas redes de dados. O HOTRAN: Horário de Transporte é um documento onde constam os vôos regulares das empresas aéreas brasileiras e estrangeiras que operam no Brasil. A vislumbração de um sistema informatizado que faça a ligação do órgão normativo DAC, com os órgãos consultivos e as empresas aéreas foi o ponto de partida para a elaboração deste trabalho. O processo atualmente utilizado está baseado no uso do papel e na mão-de-obra como meio de veiculação de informações, carecendo de modernização. O tempo de tramitação de todos os processos da COMCLAR, (Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas), poderá ser gradualmente reduzido, uma vez que o novo Sistema permitirá a apresentação de pedidos a qualquer dia e qualquer hora assim como o tempo necessário para as análises, que também poderão ser abreviados. A informatização dos processos operacionais, baseados no pleno uso da telemática, vem se mostrando um instrumento para alcançar novos níveis de automação de alta performance. Desta forma o DAC deverá iniciar um processo de substituição do atual sistema, rompendo antigos padrões, fundamentando a nova solução no uso da tecnologia da informação.
Abstract: The World Wide Web has been increasing quickly in the last years as a computer technology where almost everything is made from a simple and accessible way to all. The present work focuses the importance of the use of the information technology, seeking to develop the conception of a Virtual System, where all the legal procedures and Management can be implemented through the electronic data, in particular using the resources of data in the nets. The HOTRAN: Horário de Transporte (Timetable) is a document where the scheduled flights of the Brazilian and Foreign air carriers that operate here in Brazil are established. The glimmering of a system, which would make the connection between the Department of Civil Aviation, the advisory partners, and the air carriers, was the start for the elaboration of this work. Nowadays, the process used at COMCLAR, (Comissão de Coordenação de Linhas Aéreas/ Coordination Commission of Airlines), is very intense in the use of the paper and labor as a way of information transport, in need of modernization. This new system will gradually reduce the time for analyses of the process, once it will allow the presentation of the requests at anytime. The computerization of the operational processes, based on the full use of the information technology, shows itself as an instrument to reach new and high automation level. This way, the Department of Civil Aviation shall begin a process of substitution of the current system, breaking old patterns and basing the new solution on the use of the information technology.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1570
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.