Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1569
Título: | Critério para seleção de curvas de nível de ruído dos Planos Básicos de Zoneamento de Ruído |
Autor(es): | Abdala, Paulo Jayme Pereira |
Orientador(es): | Yamashita, Yaeko |
Assunto: | Aeroportos Poluição sonora Ruído aeronáutico |
Data de apresentação: | Fev-2003 |
Data de publicação: | 11-Mar-2011 |
Referência: | ABDALA, Paulo Jayme Pereira. Critério para seleção de curvas de nível de ruído dos Planos Básicos de Zoneamento de Ruído. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Critério para Seleção de Curvas de Nível de Ruído para os Planos Básicos de Zoneamento de Ruído - PBZR, que seja compatível com os requisitos previstos na legislação ambiental brasileira. Inicialmente são apresentados os fundamentos teóricos da acústica aplicada ao ruído aeronáutico e a base legal que envolvem as questões relacionadas à poluição sonora no Brasil. Em seguida é apresentado o desenvolvimento do Critério Proposto, que é posteriormente avaliado e validado por meio de sua aplicação em um estudo de caso. Por fim, este trabalho mostra as limitações do atual sistema de seleção de Curvas de Nível de Ruído dos PBZRs, e aponta para de necessidade de sua revisão. |
Abstract: | This study presents the development of a Criteria to Select the Noise Contours for the Basic Noise Zoning Plan – BNZP, which is compatible with the requirements prescribed in the Brazilian environmental legislation. The initial part of the study covers the theoretical basis of acoustics applied to aircraft noise and the legal basis involving the issues related to noise pollution in Brazil. Following, the study presents the development of the Proposed Criteria, which is subsequently assessed and validated by means of its application in a case study. Finally, the study introduces the limitations of the system in use for selecting the noise contours for the BNZP and points to the necessity of a revision. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2003.02.TCC.1569 |
Aparece na Coleção: | Gestão da Aviação Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.