Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1569
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_PauloJaymePereiraAbdala.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Critério para seleção de curvas de nível de ruído dos Planos Básicos de Zoneamento de Ruído
Autor(es): Abdala, Paulo Jayme Pereira
Orientador(es): Yamashita, Yaeko
Assunto: Aeroportos
Poluição sonora
Ruído aeronáutico
Data de apresentação: Fev-2003
Data de publicação: 11-Mar-2011
Referência: ABDALA, Paulo Jayme Pereira. Critério para seleção de curvas de nível de ruído dos Planos Básicos de Zoneamento de Ruído. 2003. 80 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Critério para Seleção de Curvas de Nível de Ruído para os Planos Básicos de Zoneamento de Ruído - PBZR, que seja compatível com os requisitos previstos na legislação ambiental brasileira. Inicialmente são apresentados os fundamentos teóricos da acústica aplicada ao ruído aeronáutico e a base legal que envolvem as questões relacionadas à poluição sonora no Brasil. Em seguida é apresentado o desenvolvimento do Critério Proposto, que é posteriormente avaliado e validado por meio de sua aplicação em um estudo de caso. Por fim, este trabalho mostra as limitações do atual sistema de seleção de Curvas de Nível de Ruído dos PBZRs, e aponta para de necessidade de sua revisão.
Abstract: This study presents the development of a Criteria to Select the Noise Contours for the Basic Noise Zoning Plan – BNZP, which is compatible with the requirements prescribed in the Brazilian environmental legislation. The initial part of the study covers the theoretical basis of acoustics applied to aircraft noise and the legal basis involving the issues related to noise pollution in Brazil. Following, the study presents the development of the Proposed Criteria, which is subsequently assessed and validated by means of its application in a case study. Finally, the study introduces the limitations of the system in use for selecting the noise contours for the BNZP and points to the necessity of a revision.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.02.TCC.1569
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.