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dc.contributor.advisorGranemann, Sérgio Ronaldo-
dc.contributor.authorMendonça, Ana Campos de-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Ana Campos de. Avaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageiros. 2016. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO transporte rodoviário de passageiros caracteriza-se como principal modalidade na movimentação interestadual brasileira de passageiros. Pesquisas apontam que quando o veículo é novo os custos de manutenção são baixos, cobrindo basicamente as revisões de rotina e a substituição de componentes. Porém, depois de certa idade, esses custos aumentam consideravelmente. Nesse contexto, uma decisão importante é o momento adequado para se desfazer de um veículo obsoleto. Esse projeto visa, portanto, desenvolver uma avaliação econômica da frota brasileira de ônibus convencionais interestaduais de passageiros, por meio da mensuração do momento ideal de renovação dessa frota. Para isso, realizou-se o cálculo da vida econômica dos veículos, correspondente a 9 anos, por meio do método do Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE), que define o período ótimo para a renovação. Com este projeto, portanto, foi estimado que 24% da quantidade total de ônibus convencionais interestaduais em uso estão acima da vida econômica ideal, e posteriormente, determinou-se o montante em reais necessário para renovar a frota envelhecida. Além disso, foram mensuradas as externalidades negativas de poluição atmosférica dos veículos antigos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordÔnibuspt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordTransporte rodoviáriopt_BR
dc.titleAvaliação econômica da frota brasileira de ônibus interestaduais de passageirospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-11T17:38:49Z-
dc.date.available2017-01-11T17:38:49Z-
dc.date.submitted2016-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15673-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The road transport of passengers is characterized as the main transportation mode among the interstate movement of passengers. Researches indicate that when the vehicle is new, the maintenance costs are low, basically covering the routine revisions and the replacement of components. However, after a certain period of time, these costs increase considerably. In this context, an important decision is the right time to get rid of an obsolete vehicle. This project therefore aims to develop an economic evaluation of the Brazilian fleet of conventional interstate passenger bus, by measuring the ideal time of the renewal of this fleet. For this, there was the calculation of the economic life of the vehicles, corresponding to 9 years by the method of Equivalent Uniform Annual Cost (CAUE, in Portuguese), which defines the optimal period for the renewal. With this project, therefore, it was estimated that the total amount of conventional interstate buses in use are above the ideal economic and later, the amount was determined in real need to renew the aging fleet. Moreover, the negative externalities of air pollution from old vehicles were measured, in a way of complementing the paper.pt_BR
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