Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_EdnaldoSantos_OmarMartinsNetto.pdf507,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores restritivos para implantação de um aeroporto industrial no Brasil
Autor(es): Santos, Ednaldo Pinheiro
Martins Netto, Omar Daniel
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Aeroportos
Transporte aéreo de carga
Exportação
Data de apresentação: Dez-2003
Data de publicação: 11-Mar-2011
Referência: SANTOS, Ednaldo Pinheiro; MARTINS NETTO, Omar Daniel. Fatores restritivos para implantação de um aeroporto industrial no Brasil. 2003. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: O presente trabalho pesquisou consistentemente alguns pontos restritivos à implantação do Aeroporto Industrial que, segundo o conceito que está sendo proposto pela INFRAERO pressupõe que ele seja implementado somente em aeroportos internacionais apresentando fluxo regular de importações e exportações com outros modais (meios de transporte), administrado por uma das esferas do poder público (federal, estadual ou municipal), com área alfandegada, especificamente demarcada para a instalação de plantas de montagem e agregação de valor a mercadorias destinadas, predominantemente, à exportação. Em vez de levantar todos os pontos restritivos, focou-se somente em dois, que se afiguraram principais: a falta de um marco regulatório e normatizador, de um estudo de viabilidade mais aprofundado e, em segundo, talvez o mais importante, a falta de cultura exportadora por parte do Empresariado brasileiro, que preferencialmente atende ao mercado interno em detrimento do externo. Verificou-se que realmente, os estudos de viabilidade para implantação ainda estão em fase de projeto por parte da INFRAERO e, na realidade, a falta de cultura exportadora no Brasil, se traduziria pela predominância de micro e pequenas empresas no mercado produtivo, normalmente excluídas do processo exportador, seja pela inexperiência, seja falta de produtos ou mesmo sem economia de escala, ou seja, quantidade insuficiente de produtos ofertados para serem exportados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1567
Aparece na Coleção:Gestão da Aviação Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.