Título: | Redescobrindo-se cidadão por meio da inclusão tecnológica e digital |
Autor(es): | Oliveira, Jaqueline Patricia Fernandes |
Orientador(es): | Pulita, Edemir José |
Coorientador(es): | Rehem, Indira Vanessa Pereira |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : NTIC e Mundo do Trabalho - TIC e Sujeitos da EJA |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tecnologia na educação Inclusão digital Cidadania |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 11-Jan-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Jaqueline Patricia Fernandes. Redescobrindo-se cidadão por meio da inclusão tecnológica e digital. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A proposta desse projeto surgiu diante de diversas discussões das experiências dos educandos no primeiro segmento da EJAT nas atividades da Casa Paulo Freire. Diante de um diagnóstico realizado pôde-se contextualizar e perceber que muitos deles não tinham acesso direto ou indireto às ferramentas tecnológicas. Esse público, que já é excluído decorrente de variáveis sócio - cognitivas, tem revelado suas dificuldades em entender e lidar com situações simples no uso de eletrodomésticos como TV digital, computador, celular, caixas eletrônicos de instituições financeiras, o que aumenta a exclusão. Por isso, é de suma importância possibilitar a inclusão tecnológica e digital. As questões decorrentes da globalização e da tecnologia alteram, principalmente na EJA, as relações tradicionais de ensino, pois precisamos prepará-los para o trabalho daí a necessidade de diversificação de estratégias pedagógicas e de aprendizagem como forma de trabalhar além de palavras e sentidos, a utilização de recursos tecnológicos. A qualificação para o trabalho e o acesso às informações como instrumento de motivação para a adaptação não só da autoaprendizagem, mas também, visando o atendimento às oportunidades em diversas áreas como empregos, cursos, lazer e cultura, ou seja, incluir tecnológica e digitalmente, por conseguinte, socialmente. Sentir-se incluídos em todas as situações cotidianas para ampliação dos direitos sociais, pode-se dizer, significa a reconstrução da identidade cidadã. |
Abstract: | The purpose of this project appeared before several discussions of the experiences of students in the first segment of EJA and in which one can contextualize and realize that many of them had no direct or indirect access to technological tools. This audience is already excluded due to socio cognitive variables, have revealed their difficulties in understanding and dealing with simple situations in the use of appliances such as digital TV, computer, mobile, ATMs of financial institutions, which increases the exclusion, so It is of paramount importance to enable digital inclusion. Issues arising from globalization and technological change mainly in EJAT the traditional relations of teaching, because we need to prepare them for work hence the need for diversification of teaching strategies and learning as a way to work beyond words and senses, use of technological resources. Qualification for work and access to information as a motivation tool to adapt not only self-learning, but also in order to care opportunities in areas such as jobs, courses, leisure and culture, ie include digitally therefore socially. Feeling included in all everyday situations for expansion of social rights, it can be said reconstruction of citizen identity. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|