Título: | A construção da identidade territorial e do trabalho na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Oliveira, Jefferson Amauri Leite de |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Cidadania e Associativismo |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Trabalho Alfabetização |
Data de apresentação: | Nov-2015 |
Data de publicação: | 11-Jan-2017 |
Referência: | OLIVEIRA, Jefferson Amauri Leite de. A construção da identidade territorial e do trabalho na educação de jovens e adultos. 2015. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho propõe um Projeto de Intervenção Local (PIL) com o intuito de promover o debate sobre trabalho e territorialidade na alfabetização de jovens e adultos. Para isso, o Currículo em Movimento da Educação Básica serviu como documento orientador de todo o processo de planejamento do PIL. Dessa maneira, o projeto foi dividido em etapas de acordo com os seus objetivos: Realizar um evento sobre a EJA e o Currículo em Movimento da Educação Básica no sentido de materializar o dispositivo norteador com a vida e as experiências dos alunos; Trabalhar os conceitos de identidade territorial e de trabalho junto aos profissionais da educação da escola, com o intuito de promover a formação continuada no espaço e tempo da coordenação pedagógica; Planejar atividades de alfabetização a partir da concepção de identidade territorial e do trabalho para fomentar o senso crítico e político dos alunos. O papel do professor nesse contexto é o de facilitador, orientador e fomentador desse processo que deve ser permanente na EJA, principalmente na alfabetização de jovens e adultos. |
Abstract: | This paper proposes a Local Intervention Project (PIL) in order to promote debate bend work and territoriality in youth and adult literacy. For this, the Curriculum for Basic Education Movement served as a guiding document for all PIL planning process. Thus, the project was divided into stages according to their objectives: Hold an event on the EJA and the Curriculum for Basic Education Movement in order to materialize the guiding device with the lives and experiences of the students; Work the concepts of territorial identity and work with the school of education professionals, in order to promote continuing education in space and time of the pedagogical coordination; Plan literacy activities from the concept of territorial identity and work to foster critical and political sense of the students. The teacher's role in this context is that of a facilitator, advisor and developer of the process that should be permanent in adult education, especially in literacy for youth and adults. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|