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Título: A construção de uma proposta pedagógica integrada a formação profissional na Escola Maria Lourdes Faustino
Autor(es): Ferreira, Marly Abrão Araújo
Sá, Rose Mary Dantas Barbosa de
Pereira, Sidiney
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Formação profissional
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 11-Jan-2017
Referência: FERREIRA, Marly Abrão Araújo; SÁ, Rose Mary Dantas Barbosa de; PEREIRA, Sidiney. A construção de uma proposta pedagogica integrada a formação profissional na Escola Maria Lourdes Faustino. 2015. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este projeto tem como objetivo desenvolver uma proposta integrada a formação profissional bem como desenvolver ações de intervenção educativa na Escola Maria Lourdes Faustino, em Santo Antônio do Descoberto-GO, diante do problema do alto índice de evasão escolar da Educação de Jovens e Adultos dos anos finais do Ensino Fundamental (segundo segmento). Este estudo pretende investigar o processo de evasão escolar que vem acontecendo no decorrer dos anos de alunos trabalhadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando suas possíveis causas e refletindo sobre estratégias pedagógicas e interventivas para sua superação. Entende-se porém que algumas razões para a evasão escolar, por vezes possui razões que vão além do ambiente escolar. Ao final, pretendemos identificar as possíveis causas da evasão levantadas na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da vida destes sujeitos, pois apenas o oferecimento da oportunidade educacional pode não ser suficiente para a estadia e sucesso escolar destes alunos. Assim, propõem-se estratégias de intervenção partindo de um diagnóstico local e percebendo a necessidade de metodologias e práticas escolares que atendam as necessidades dos alunos para que estes não abandonem a escola no percurso escolar e que os motivem a frequentar as aulas com mais assiduidade. Além disso, busca-se um ambiente afetivo que propicie aprendizagens significativas, tendo em vista o vínculo com os alunos no processo de ensino-aprendizagem e a transformação da escola num espaço agregador das práticas sociais, inspirada na concepção de educação orientada para o mundo do trabalho, com promoção social, para conquistar condições necessárias ao perfil exigido no mundo hodierno. Para isso buscar-se-á parcerias com instituições privadas de interesse público que propicie formação profissional, como o SENAR/GO. Porém para que este projeto se fortaleça e possa perdurar é necessário fazer uma reestruturação do Projeto Político Pedagógico já existente na instituição de ensino em conjunto com os docentes, discentes, comunidade e demais segmentos da escola. Todavia a proposta pedagógica integrada à formação profissional visa desenvolver no educando momentos de socialização intermediando a teoria com a prática, buscando diminuir os índices de evasão na Escola Maria Lourdes Faustino, bem como oportunizar o aluno, por meio de uma proposta pedagógica integrada a formação profissional, a uma qualificação para o trabalho.
Abstract: This project aims to develop an integrated proposal vocational training as well as developing educational intervention stocks, the School Maria Lourdes Faustino, in Santo Antonio do Discovered- GO, before the top problem dropout rate of Youth and Adult Education final years of elementary school (second segment). This study aims to investigate the dropout process that has been going on over the years of working students in Youth and Adult Education (EJA), identifying possible causes and reflecting on teaching and interventional strategies to overcome them. It is understood however that some reasons for truancy sometimes has reasons that go beyond the school environment. In the end, we intend to identify the possible causes of dropout raised in the search for strategies that lead to the understanding of the life of these subjects, because only the offering of educational opportunity may not be enough to stay and academic success of these students. Thus, we propose intervention strategies starting from a local diagnosis and realizing the need for methodologies and school practices that meet the needs of students so they do not drop out of school in educational background and to motivate them to attend classes with more assiduity. In addition, they seek an emotional environment that fosters meaningful learning, given the link with students in the teaching-learning process and school transformation into a aggregator space of social practices, inspired by the designoriented education to the world of work with social promotion, to achieve conditions necessary to the profile required in today's world. For that will be sought-partnerships with private institutions of public interest that provides vocational training, such as SENAR / GO. But for this project to be strengthened and can endure is necessary to restructure the Pedagogical Political Project on existing educational institution together with the teachers, students, community and other school segments. However the integrated pedagogical approach to training aims to develop the learner moments of socialization mediating theory and practice, seeking to decrease dropout rates in the School Maria Lourdes Faustino and create opportunities the student through an integrated pedagogical proposal vocational training , a qualification for the job.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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