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Título: Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil : os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário
Autor(es): Cunha, Daniel Alves da
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Aeroportos
Infraestrutura aeroportuária
Aeronáutica comercial
Data de apresentação: 2-Dez-2009
Data de publicação: 10-Mar-2011
Referência: CUNHA, Daniel Alves da. Fatores de indução de demanda por transporte aéreo público no Brasil: os efeitos do PIB, adensamentos populacionais e perfil do usuário. 2009. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho ao estudar fatores de indução de demanda por serviços de infraestrutura aeroportuária como PIB, os adensamentos populacionais e o perfil do usuário, tratou de estabelecer um nexo relacional entre desenvolvimento socioeconômico e presença de malha aeroportuária necessária para garantir a fruição universal do serviço público de transporte aéreo e suprir a demanda por acessibilidade existente neste segmento do transporte nacional. As constatações são sintomáticas de que o provimento de infraestrutura aeroportuária no Brasil demonstra-se insuficiente com relação às demandas dos prestadores de serviços aéreos e da sociedade, denotando que há uma estreita relação entre a capacidade de um país prover infraestrutura aeroportuária suficiente e de qualidade e seu desenvolvimento socioeconômico. A baixa oferta de infraestrutura aeroportuária, ou a precariedade desta em regiões carentes representam um pesado déficit socioeconômico para o país. A presença de aeródromos abertos ao tráfego público nestas localidades e as políticas setoriais de fomento são meios de fornecimento de condições propícias ao seu acesso e desenvolvimento integrado. O estudo das variáveis intrinsecamente relacionadas com a demanda por transporte aéreo e as regiões onde estas se fazem presentes é de extrema importância, pois fornece embasamento para a formulação de políticas de estado indutoras de desenvolvimento regional em áreas onde a dinâmica e a prosperidade advinda do mercado aéreo são escassas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
By studying the demand induction factors for airport infrastructure services such as the GDP (Gross Domestic Product), population density and user profile, this research established a relational nexus between the socio-economical development and the presence of necessary air network to assure the universal use of aerial public transportation and to meet the demand for existing accessibility in such segment of national transport. The findings are a clear symptom that the airport infrastructure providing in Brazil is insufficient to the demands of air carriers and society, thus showing a narrow relationship between a country´s capacity to provide enough and quality airport infrastructure and its socio-economical development. Either the low offer of airport infrastructure or its low quality in needy regions represent a heavy socio-economical debt for the country. The presence of aerodromes open to public air traffic in these places and the sectorial foment policies are means of providing proper conditions to its integrated development and access. The study of the intrisically related variables with the demand for air transportation and the regions where they are is extremely important, because it supplies the basis for the formulation of regional development inductive state policies in areas where the dynamics and wealth from air market are scanty.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
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