Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaudiceiaTeixeiraLemos_tcc.pdf927,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação de jovens e adultos no Centro de Ensino Médio 03 do Gama – DF : a importância de conhecer e transformar a vivência da diversidade étnico-racial no ensino-aprendizagem
Autor(es): Lemos, Laudicéia Teixeira
Orientador(es): Silveira, Marly de Jesus
Coorientador(es): Santos, Carla Andréia Simão dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Diversidade na EJA - Educação Étnico-Racial
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Processo ensino-aprendizagem
Discriminação na educação
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: LEMOS, Laudicéia Teixeira. Educação de jovens e adultos no Centro de Ensino Médio 03 do Gama – DF: a importância de conhecer e transformar a vivência da diversidade étnico-racial no ensino-aprendizagem. 2015. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos tem como principal objetivo a formação continuada de professores e profissionais em educação de jovens e adultos. Para isso desenvolve estudos colaborativos de intervenção na realidade local. Neste sentido, durante o 1º semestre de 2015 realizou-se paralelamente às atividades acadêmicas da especialização a experiência de interpelar o processo de educação dos jovens e adultos, quanto às vivências concretas oportunizadas no centro de ensino onde estudam. Foi planejado, apresentado à comunidade escolar e desenvolvido o Projeto de Intervenção Local “Educação: Importância de conhecer, discutir e transformar a vivência da diversidade étnico-racial no ensino-aprendizagem da EJA do CEM 03 Gama DF”. Este trabalho sistematiza esse processo que foi, ao mesmo tempo, estudos para aprofundamento da ação docente, desenvolvimento de proposta inovadora desta ação e reelaboração para aprofundamento teórico-prático do Projeto. A proposta do Projeto abordou a importância da identidade por meio de conhecer, discutir e transformar a vivência da diversidade étnico- racial no processo ensino-aprendizagem. Procurou-se resgatar e a valorizar a vivência da diversidade étnico-racial nos processos de aquisição do saber, de formação cidadã e de reconhecimento das necessidades e interesses desse grupo de estudantes no conjunto da comunidade escola e em torno dela. Vivências de manifestações de preconceito e discriminação racial foram identificadas, mas não efetivamente combatidas. Assim, com a proposta de intervenção do PIL foi possível promover reflexão sobre essas ações e o que poderia ser feito para o seu combate. A comunidade escolar foi convidada a participar do debate sobre diversidade étnico-racial por meio de Roda de Conversa, onde suas experiências, considerações individuais e sugestões de mudanças foram ouvidas. Dentre os resultados destaca-se a sensibilização da comunidade escolar para o tratamento do tema e a mobilização para continuidade de ações com esse objetivo.
Resumén: El curso de Especialización en Educación en la Diversidad y Ciudadanía, con énfasis en la Educación de Jóvenes y Adultos tiene como objetivo principal la formación continua de los docentes y profesionales de la educación de adultos. Para ello se desarrolla, en colaboración de uintervención estudios en la realidad local. En este sentido, durante la primera mitad de 2015 se celebró en paralelo con las actividades académicas de experiencia especializada a cuestionar el proceso de educación de jóvenes y adultos en relación con experiencias concretas oportunizadas centro docente donde estudian. Estaba previsto, presentado a la comunidad escolar y desarrolló el Proyecto de Intervención Local "Educación: Importancia de conocer, discutir y transformar la experiencia de la diversidad étnica y racial en el EJA CEM 03 DF Gama de enseñanza-aprendizaje". Este trabajo sistematizar este proceso, que era al mismo tiempo, los estudios para profundizar la acción docente, la propuesta innovadora para el desarrollo de esta acción y volver a trabajar a la profundización de diseño teórico y práctico. El propósito del proyecto abordó la importancia de la identidad a través de reunirse, discutir y transformar la experiencia de la diversidad étnico-racial en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Él trató de rescatar y valorar la experiencia de la diversidad étnica y racial en los procesos de adquisición de conocimientos, la formación ciudadana y el reconocimiento de las necesidades y los intereses de este grupo de estudiantes en toda la comunidad escolar y alrededor de ella. Experiencias de manifestaciones el prejuicio y la discriminación racial han sido identificados, pero no se aborda de manera efectiva. Así que con la propuesta de intervención PIL fue posible promover la reflexión sobre estas acciones y qué se podría hacer para combatirlo. La comunidad escolar fue invitado a participar en el debate sobre la diversidad étnica y racial a través de rueda de conversación, donde se han escuchado sus experiencias, consideraciones individuales y sugerencias para cambios. Entre los resultados está la conciencia de la comunidad escolar a la cuestión del tratamiento y la movilización de continuar las acciones para este propósito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons