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Título: As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional
Autor(es): Medeiros, Francisco Cesar de
Orientador(es): Correia, Anderson Pereira
Assunto: Aeroportos
Aeronáutica - medidas de segurança
Acidentes aéreos
Data de apresentação: 2-Out-2009
Data de publicação: 10-Mar-2011
Referência: MEDEIROS, Francisco Cesar de. As não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros no que diz respeito às regras de segurança operacional. 2009. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Os maiores aeroportos civis brasileiros, de maneira geral, foram construídos há muitas décadas, quando as exigências de segurança operacional eram significativamente menores. Além disso, um número significativo desses aeroportos foi originado de aeródromos militares que não seguem as mesmas regras de segurança operacional da aviação civil. No entanto, as exigências de segurança operacional evoluíram nas últimas décadas procurando acompanhar o aumento dos desafios apresentados pelo crescimento da aviação civil, o que resultou progressivamente na identificação de grande número de não-conformidades construtivas nos aeroportos brasileiros. Como a solução para essas não-conformidades envolve, em alguns casos, ações de ordem financeira e técnica complexas, esta monografia se propõe a abordar o problema: “Como alcançar um nível aceitável de segurança operacional eliminando ou gerenciando o risco das não-conformidades construtivas dos sistemas de pistas dos aeroportos brasileiros?”. A pesquisa desenvolvida aborda diversas disciplinas que oferecem instrumentos para a solução do problema, tais como: Acidentes em Sistemas de Pistas, Regulação de Aeroportos, Estudo Aeronáutico, Análise de Risco de Overrun, Undershoot e Veeroff, e Coleta de Dados de Acidentes e Incidentes Aeronáuticos no Brasil. Como parte da abordagem, foi realizado, junto ao Centro Nacional de Investigação de Acidentes (CENIPA), um levantamento de dados de acidentes e incidentes de overrun, undershoot e veeroff no Brasil. Entre as muitas conclusões alcançadas pela pesquisa, uma se destaca pelo surpreendente resultado: a freqüência de ocorrência de eventos de overrun, undershoot e veeroff no Brasil é equivalente as do primeiro mundo. Isso não significa que a aviação civil brasileira é mais ou menos segura, mas sim que, para o porte, tipo de operação da aviação e período selecionados neste estudo, as taxas para os eventos em foco são equivalentes as do estudo europeu tomado como referência neste trabalho.
Abstract: The majority of Brazil’s civilian airports were built, as a rule, several decades ago, when operational safety demands were significantly lower. Besides, a significant number of these airports were originally military aerodromes, which do not comply to the same operational safety principles as those followed by civilian airports. However, the demands in safety have evolved markedly over the last decades, in attempt to keep up with the increasing complexity of the challenges presented by the growth in use of civil aviation. This resulted in the development of a large number of construction non-conformities in the Brazilian airports. As the solution to such non-conformities involves, in some cases, the implementation of actions of technical and financial complexity, this work endeavors to approach the following issue: “How to reach acceptable levels of safety while eliminating or managing construction-non-conformity related risks within the runway system of Brazilian airports?” The research developed for this work approaches several disciplines that may offer tools for a possible solution to the problem, such as: runway system accidents, airport regulation, aeronautical study, overrun, undershoot and veeroff risk analysis and data gathered from aeronautic accidents and incidents in Brazil. As part of the approach selected, data related to overrun, undershoot and veeroff accidents in Brazil was collected from CENIPA (National Center for Accident Investigation). Among the several conclusions reached through this research, one is worth highlighting: the Brazilian’s overrun, undershoot and veeroff rates are equivalent to the First World rates. This does not mean that Brazilian’s civil aviation is more or less safe, but that, considering the size and type of aviation operation, as well as the period selected for this study, the rates for the events in focus are equivalent of those in the European study used as a reference in this work.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.10.TCC.1562
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