Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Helvia Leite | - |
dc.contributor.author | Campos, Ana Paula Tostes | - |
dc.contributor.author | Ramos, Elisângela Santana | - |
dc.contributor.author | Lima, Flávia Barbosa de Sousa | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Ana Paula Tostes; RAMOS, Elisângela Santana; LIMA, Flávia Barbosa de Sousa. Importância da valorização do conhecimento prévio do estudante na educação de jovens e adultos. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Valparaíso de Goiás-GO, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente PIL – Projeto de Intervenção Local - tem como objetivo apresentar dados coletados em entrevistas e observações realizadas em duas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos do primeiro segmento, analisando as necessidades educacionais desses alunos e as dificuldades encontradas por eles no processo de aprendizagem, na leitura e escrita, bem como a motivação que os levou a retornarem à sala de aula e suas expectativas. E ainda, investigar como os professores possibilitam a aprendizagem que valorize os conhecimentos prévios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Refletindo sobre a posição do professor no trabalho de reconstrução do saber dos jovens e adultos que retornam à escola para completar ou mesmo iniciar a alfabetização, não realizada na idade habitual. Os participantes da pesquisa são alunos da EJA no primeiro segmento do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Céu Azul - Rua 102, Quadra 115, área especial s\n - Bairro Jardim Céu Azul - Valparaíso de Goiás – GO. Jardim Céu Azul é um bairro do município de Valparaíso de Goiás, Estado de Goiás. É mais conhecido como Céu Azul, sendo considerado o maior bairro do Município, localizado no entorno do Distrito Federal. O Município do qual o bairro faz parte compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e entorno. Sabe-se que todos os educandos quando chegam aos espaços escolares dominam alguns conhecimentos sobre determinados assuntos que serão tratados pela educadora. Esses são chamados de “conhecimentos prévios”, e significa que os Jovens e Adultos não vêm para a escola sem nenhuma noção sobre os conteúdos que serão trabalhados. Assim, os assuntos relacionados às matérias dos currículos podem ser adquiridos por estes Jovens e Adultos por meio do relacionamento diário vivenciado em sociedade, pois todos ao chegarem aos espaços escolares dominam alguns conhecimentos sobre determinados assuntos que deveriam ser tratados em sala pela professora. Por isso, é importante analisar como os professores trabalham com essas questões relativas aos conhecimentos prévios em sala de aula para que a aprendizagem seja significativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Importância da valorização do conhecimento prévio do estudante na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-10T12:26:57Z | - |
dc.date.available | 2017-01-10T12:26:57Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15619 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This PIL - Local Intervention Project - aims to present data collected from interviews and observations carried out in two Youth Education classrooms and Adults of the first segment, analyzing the educational needs of these students and the difficulties encountered by them in the process learning, reading and writing as well as the motivation that led them to return to the classroom and expectations. Also, investigate how teachers allow learning that values the prior knowledge of students of the Youth and Adult Education. Reflecting on the position of professor in the reconstruction work of knowledge of young people and adults returning to school to complete or even start literacy, not held at the usual age. Survey participants are students of EJA in the first segment of primary school, at the Municipal School Blue Heaven - Street 102, Quadra 115 special area s \ n - Jardim Blue Heaven - Valparaíso de Goiás - GO. Garden Blue Heaven is a Valparaiso municipal district of Goiás, Goiás state. It is better known as Blue Sky, and is the largest district of the municipality, located in the vicinity of the Federal District. The municipality in which the district is part makes up the Integrated Development Region of the Federal District and surroundings. It is known that all learners when they reach school spaces dominate some knowledge of certain subjects to be discussed in class by teacher. These are called "prior knowledge", and means that the Youth and Adult do not see to school with no idea about the contents that will be worked.Thus, the issues related to the matters of curricula can be purchased for these youth and adult through daily contact experienced in society, for everyone to come to school spaces dominate some knowledge of certain matters that should be addressed in the classroom by the tacher. So it is important to analyze how teachers work withthese issues relating to previous knowledge in the classroom so that learning is meaningful. | pt_BR |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : GO : 1º Segmento : Cidadania e Associativismo - Cidadania/Emancipação | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|