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Título: EJA Combinada : um caminho para uma organização mais adequada aos tempos do aluno trabalhador
Autor(es): Carvalho, Adriane de
Moura, Marcus Vinicius Ramos
Oliveira, Thailisa Katiele Batista de
Orientador(es): Sanz, Cláudia Guilmar Linhares
Coorientador(es): Santos, Cláudio Amorim dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 3º Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Currículo
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT)
Ambientes virtuais de aprendizagem
Ensino à distância
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: CARVALHO, Adriane de; MOURA, Marcus Vinicius Ramos; OLIVEIRA, Thailisa Katiele Batista de. EJA Combinada: um caminho para uma organização mais adequada aos tempos do aluno trabalhador. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A escola é um espaço rico em vivências que conduzem à formação integral do ser humano (carga horária direta), mas também deve refletir a transformação da sociedade contemporânea e introduzir as novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem (carga horária indireta). Os alunos do Centro Médio 09 de Ceilândia apresentam inconstância na frequência das aulas, principalmente no início e final do turno, pois enfrentam dificuldades em virtude da jornada de trabalho, irregularidade do transporte coletivo, violência na região e outras questões típicas da realidade social em que vivemos. São obstáculos que prejudicam o desempenho pedagógico dos estudantes e muitas vezes os levam a desistir de concluir a sua formação em nível médio. É com a intenção de se pensar em um caminho para uma organização mais adequada dos tempos do aluno trabalhador que se assenta este projeto, em consonância com as Diretrizes Operacionais para EJA da SEDF/2014-2017, que trouxe a possibilidade da oferta da EJA COMBINADA, modalidade híbrida (carga direta, que garanta a interação no espaço da escola; e indireta, possibilitando o estudo em outros espaços). A proposta de intervenção local é desenvolver uma metodologia de implementação dessa modalidade, tendo como recurso o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para aferir a viabilidade do uso das tecnologias como complemento no processo de formação dos alunos da EJA desta Instituição Educacional. Foram realizadas, nos 2º semestre de 2014 e 1º semestre de 2015, nas turmas do 3º segmento, 3ª etapa da EJA, pesquisa para diagnóstico, formação de grupos no aplicativo de mensagens instantâneas para celular, específicos para interação e troca de informações pedagógicas e avaliação da experiência de realização do curso “Água em curso” ofertado pela ANA (Agência Nacional de Águas) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os estudantes participantes responderam a questionários e entrevistas. Verificou-se que parte significativa dos alunos conseguiu interagir com a turma de forma a auxiliá-los quanto à necessidade de ausência, tendo os grupos no aplicativo de celular contribuído para mantê-los atualizados das questões pedagógicas, e a experiência do curso demonstrou que, com elaboração de sequência didática e definição de procedimentos, esses estudantes podem ter no AVA um suporte que contribua com a sua permanência, formação e autonomia de estudo. Nosso projeto parte, portanto, do diagnóstico descrito, do sucesso das experiências de inserção tecnológica já realizadas e de nossa pesquisa bibliográfica, utilizando como referencial teórico os autores Maria Luiza Belloni, Emílio Voigt, Paulo Freire e as Diretrizes Operacionais da EJA- SEDF- 2014/2015.
Abstract: The school is a space rich in experiences which conduct to the integral formation of a human being (direct workload), but should also reflect the transformation of contemporary society and introduce new technologies in the teaching-learning process (indirect workload). The students of Centro Médio 09 of Ceilândia present inconstancy in the frequency of classes, especially at the beginning and end of shifts, as they face workplace related difficulties, irregularity in public transportation, violence within the region and other matters typical of the reality we live in. Such obstacles jeopardize the academic performance of students and often lead to the abandonment of high school formation.This project is based upon the desire to consider a path leading to a more adequate organization of the routine of the working student, according to the Operational Guidelines for EJA of SEDF/2014-2017, which brought upon the possibility of Combined EJA, a hybrid modality (direct workload, which guarantees the interaction inside school grounds; and indirect, allowing the practice of study elsewhere). The intervention proposition is the development of a methodology for the implementation of this modality, using the Virtual Learning Environment (AVA) as a resource. In order to gauge the viability of the use of technology as a complement to the formation process of EJA students of this Educational Institution, certain measures have been taken, in the 2nd semester of 2014 and 1st semester of 2015, in the 3rd segment classes, 3rd step of EJA: diagnostic research; the formation of groups in an application for instant messaging for mobile phones, for the exchanging of academic information and interaction; and the evaluation of the experiences during the realization of the “Água em Curso” course offered by ANA (National Agency of Waters) in the Virtual Learning Environment (AVA). The participating students answered questionnaires and interviews. It has been verified that a significant part of students has managed to interact with the class as a means to offer aid in the necessity of absence, as the mobile phone application groups have contributed to keep them up to date in academic matters; and the experiences within the course have demonstrated that, on AVA, with the elaboration of didactic sequences and definition of procedures, these students can have a support which contributes to their permanence, formation and learning autonomy. Therefore, our project is based upon the described diagnosis, the success of previously realized experiments of technological insertion and our bibliographical research, using as a theoretical reference the authors Maria Luiza Belloni, Emílio Voigt, Paulo Freire and the Operational Guidelines of EJA – SEDF-2014/2015.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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