Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TalitaSousaQueiroz_parcial.pdf215,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Internações por condições sensíveis à atenção primária, em idosos, no Distrito Federal
Autor(es): Queiroz, Talita Sousa
Orientador(es): Rehem, Tania Cristina Morais Santa Barbara
Assunto: Atenção primária à saúde
Idosos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: QUEIROZ, Talita Sousa. Internações por condições sensíveis à atenção primária, em idosos, no Distrito Federal. 2016. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2016.
Resumo: Introdução: O crescimento da população idosa brasileira, nos últimos anos, tem ocorrido em um ritmo muito acelerado. Aliado ao processo de envelhecimento ocorre à transição epidemiológica com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, com consequente aumento das internações hospitalares. Em algumas situações estas internações poderiam ser reduzidas ou evitadas, mediante uma atenção primária acessível e resolutiva. Trata-se das internações por condições sensíveis à atenção primária, conhecida no Brasil como indicador ICSAP, publicado pelo Ministério da Saúde enquanto um instrumento de avaliação da atenção primária e da utilização da atenção hospitalar. Considerando as transições epidemiológica e demográfica aliado a adoção do indicador ICSAP pelo Brasil se justifica a realização de estudos usando esse indicador para verificar o comportamento destas internações. Neste sentido, esse estudo tem como objetivo caracterizar o perfil das ICSAP que ocorreram na população idosa, no Distrito Federal, no período de 2008 a 2014. Método: Estudo de série de casos, sendo analisadas as ICSAP em idosos no Distrito Federal nos anos de 2008 a 2014, adotando a lista brasileira de ICSAP. Para tal foi gerado um arquivo de definição para tabulação dos dados no Programa Tabwin (versão 3.5). Foram utilizadas como variáveis grupo de diagnósticos, município de residência, faixa etária, sexo, óbitos e gastos. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva, sendo os resultados apresentados por meio de figuras. Resultados: No Distrito Federal, considerando os idosos, ocorreram 203.479 internações gerais no período estudado, sendo que desse total 70.654 (35%) por ICSAP e 132.825 (65%) por não ICSAP. Ao verificar apenas as ICSAP, houve predomínio de internações por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), sendo os grupos diagnósticos mais frequentes doenças cerebrovasculares e insuficiência cardíaca, somando 40%. O sexo feminino foi o que mais internou no período, sendo que 40% dos idosos internados por ICSAP tinham entre 60 a 69 anos. Em relação aos óbitos, os idosos com 80 anos e mais foram mais a óbito tendo as DCNT também como a principal causa. As ICSAP foram responsáveis por 42,57% por gastos totais com internações hospitalares, no período estudado. Conclusão: Este estudo permitiu conhecer o perfil das ICSAP em idosos no Distrito Federal podendo contribuir para subsidiar gestores e profissionais da atenção primária, particularmente os enfermeiros, no planejamento do seu processo de trabalho na perspectiva de redução na frequência destas internações, adotando dentre outras estratégias, o autocuidado apoiado e o cuidado compartilhado para o acompanhamento desta população na atenção primária à saúde.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de enfermagem, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pela autora. Conteúdo disponível: Lista de abreviaturas, Resumo e Referências bibliográficas.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons