Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RomarioAraujoMatiasRocha_tcc.pdf827,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção do processo de referência e contrarreferência com gestantes de alto risco na Região Oeste de saúde - Ceilândia-DF : a opinião dos profissionais
Autor(es): Rocha, Romário Araújo Matias
Orientador(es): Iturri de La Mata, José Antonio
Assunto: Gestação - parto
Atenção primária à saúde
Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
Profissionais de saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Jan-2017
Referência: ROCHA, Romário Araújo Matias. A construção do processo de referência e contrarreferência com gestantes de alto risco na Região Oeste de saúde - Ceilândia-DF: a opinião dos profissionais. 2016. 49 f. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A existência de políticas e programas que protegem e amparam as mulheres no país, é de suma importância para combater o índice elevado de mortalidade materna no Brasil, que é um problema de saúde publica mundial e sua redução está entre os oito objetivos do milênio. Uma ferramenta importante para a mudança desse quadro é a realização de um pré-natal adequado e a estratégia Rede Cegonha que foi criada visando assegurar as mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, oferecendo uma atenção mais completa durante a gravidez. Para que se de a integralidade do acompanhamento da mulher no pré-natal, é fundamental que o processo de referencia e contrarreferencia seja efetivo; no caso desta pesquisa, o processo de referência e contrarreferência de mulheres com diagnóstico de Gestação de Alto Risco entre a Rede de Atenção básica e o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Existem indícios que na Região Oeste de saúde, especificamente na Região Administrativa de Ceilândia-DF, esse processo não ocorre da melhor forma possível em gestantes nessa condição que são encaminhadas ao serviço especializado de referência no (HRC), e que não são contrarreferenciadas para os centros de saúde para que se de continuidade ao pré-natal. É de importância conhecer e compreender os motivos dessa falta de articulação entre os dois níveis, e a proposta desta pesquisa é compreender a percepção dos profissionais e gestores que participam do processo em relação ao problema apresentado além de conhecer propostas para melhoria deste quadro, o que foi feito mediante entrevistas semiestruturadas com profissionais dos dois níveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2016.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons