Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Braga, Ana Rita Costa de Souza Lobo | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Raymária Cristina Pinto | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Raymária Cristina Pinto. O uso dos recursos para comunicação alternativa no contexto escolar construídos com símbolos pictográficos de comunicação: uma revisão bibliográfica. 2015. [25] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para atender de forma mais eficaz as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEE), foi criado o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Este serviço busca complementar as atividades dos estudantes com deficiência, e transtornos globais do desenvolvimento durante sua formação, oferecendo apoio permanente ou limitado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), e ainda de forma suplementar durante a formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação. Um dos recursos que compõem as SRM, é o software para Comunicação Alternativa que é categorizado de acordo com o Manual de Orientação como um item de material didático/pedagógico, possui muitas ferramentas para construir recursos personalizados e uma biblioteca de símbolos PCS (Símbolos de Comunicação Pictórica). O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de artigos publicados entre 2005 a 2015 que retratem a utilização de recursos para Comunicação Alternativa no contexto escolar, construídos com os PCS. O presente artigo trata de uma revisão narrativa da literatura e as bases de dados utilizadas na pesquisa foram: Scielo, Lilacs, Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram selecionados 8 textos para a análise. A partir dos estudos encontrados, concluiu-se que existem inúmeros recursos construídos com os PCS para otimizar o aprendizado e a comunicação do aluno com deficiência em sala. Os profissionais formados na área da Saúde e Educação estão entre os que mais confeccionam esses materiais. É imprescindível que o professor de alunos com necessidades especiais educacionais esteja capacitado para a utilização de recursos de Tecnologias Assistiva da melhor forma. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | O uso dos recursos para comunicação alternativa no contexto escolar construídos com símbolos pictográficos de comunicação : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-10T09:38:38Z | - |
dc.date.available | 2017-01-10T09:38:38Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-02 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15595 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | To support more effectively People with Special Educational Needs (PSEN) the Specialized Educational Service (SES) was created, it seeks to integrate the activities of students with disabilities and pervasive developmental disorders during its shaping, providing permanent or limited support in the Multifunction Resource Rooms (MRR), giving additional support to students with high skills or giftedness. One of the resources that composes MRR is the software for Alternative Communication, which is categorized, according to the Orientation Manual, as an educational resource with many available tools to build personalized resources and a library of symbols PCS (Pictorial Communication Symbols). The goal of this research was to survey articles published between 2005 and 2015 that portrait on the use of funds for Alternative Communication in the school environment that were built with the Pictures Communication Symbols (PCS). This article is a narrative review of literature and the databases used in the research were, Scielo, Lilacs, Capes Periodicals and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. Eight texts were select for analysis. It was possible to conclude with this research that there are numerous features built with the PCS to optimize learning and communication of disabled students on classroom. Professionals graduated on health and education are among the best on creating these resources. It is primordial that the teacher of students with special educational needs must be trained in the use of Assistive Technology resources. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|