Título: | Efeitos da reabilitação vestibular com realidade virtual no tratamento de pacientes vestibulopatas |
Outros títulos: | Effects of vestibular rehabilitation with virtual reality in the treatment of patients with vestibular disorders |
Autor(es): | Sousa, Julliana Maria Pinheiro de |
Orientador(es): | Paz, Leonardo Petrus da Silva |
Assunto: | Pacientes Reabilitação |
Data de apresentação: | 26-Nov-2015 |
Data de publicação: | 10-Jan-2017 |
Referência: | SOUSA, Julliana Maria Pinheiro de. Efeitos da reabilitação vestibular com realidade virtual no tratamento de pacientes vestibulopatas. 2015. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Introdução: as afecções que acometem o sistema vestibular periférico ou central e acarretam distúrbios do equilíbrio corporal são denominados vestibulopatias. Entre as novas abordagens fisioterapêuticas utilizadas para o tratamento de pacientes com disfunções vestibulares discute-se a utilização da realidade virtual. Objetivo: investigar os efeitos obtidos com o uso da realidade virtual por meio de jogos Wii™, a curto e longo prazo, como recurso terapêutico na reabilitação vestibular. Materiais e métodos: realização de 10 sessões de reabilitação vestibular com uso de realidade virtual, com duração de 30 minutos e frequência de 02 (duas) vezes por semana, fazendo uso do Nintendo Wii®. Participaram da pesquisa 03 (três) pacientes com diagnósticos de disfunções de origem vestibular que foram submetidos a 03 (três) avaliações: antes do tratamento (A1), após o término do tratamento (A2) e depois de um intervalo de 30 dias do término do tratamento (A3). Os instrumentos utilizados para a avaliação foram: Levante e ande cronometrado/Timed up and go, Dizziness Handicap Inventory, Dynamic Gait Index, Clinical Test of Sensory Interaction and Balance, Escala de Equilíbrio de Berg e Short Physical Performance Battery. Após o término de cada jogo, as pontuações foram registradas para análise do desempenho entre as sessões. Resultados: observou-se uma melhoria da pontuação dos participantes da pesquisa em todos os instrumentos de avaliação, não havendo declínio dos ganhos nos instrumentos DGI, DHI e SPPB após 30 dias do término do tratamento. Conclusão: os jogos utilizados foram capazes de reduzir a intensidade da vertigem melhorando a estabilidade postural e equilíbrio dos pacientes. |
Abstract: | Introduction: the diseases that affect the peripheral or central vestibular system and entail balance disorders are called vestibular disorders. Among the new physical therapy approaches to the treatment of patients with vestibular dysfunction discusses the use of virtual reality. Objective: to investigate the effects obtained with the use of virtual reality using Wii™ games at short and long term, as a therapeutic resource in vestibular rehabilitation. Methods: conducting 10 sessions of vestibular rehabilitation with virtual reality use, with 30 minutes duration and frequency of 02 (two) times a week, using the Nintendo Wii®. The participants were three (03) patients with diagnosis of vestibular dysfunction who underwent three (03) assessments: before treatment (A1), after the end of treatment (A2) and after an interval of 30 days of termination of treatment (A3). The instruments used for the evaluation were: Timed up and go, Dizziness Handicap Inventory, Dynamic Gait Index, Clinical Test of Sensory Interaction and Balance, Berg Balance Scale and Short Physical Performance Battery. After the end of each game, the scores were recorded for analysis of performance between sessions. Results: there was an improvement in the scores of respondents in all the assessment tools, with no decline in earnings in the DGI instruments, DHI and SPPB 30 days after the end of treatment. Conclusion: Fixtures used were capable of reducing the intensity improving dizziness postural stability and balance of the patients. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2015. |
Aparece na Coleção: | Fisioterapia
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