Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15580
Título: | Empatia para quê? Contribuições do design para o ensino de crianças autistas |
Autor(es): | Pacheco, Raquel Pereira |
Orientador(es): | Silva, Tiago Barros Pontes e |
Assunto: | Crianças autistas - aprendizagem Autismo em crianças Design Ensino Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 9-Jan-2017 |
Referência: | PACHECO, Raquel Pereira. Empatia para quê? Contribuições do design para o ensino de crianças autistas. 2016. 105, [21] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Meu objetivo com este trabalho foi projetar um sistema ou artefato que pudesse auxiliar no aumento da qualidade de vida de estudantes autistas. Ele foi realizado no período de 1 ano e meio, fazendo parte também de uma pesquisa de iniciação científica. Por meio de revisões de literatura, entrevistas e
conversas informais, consegui mapear um recorte do contexto da educação inclusiva em Brasília, em especial com crianças e adolescentes autistas. A partir da síntese de requisitos, que atenderiam aos valores propostos por teóricos da pedagogia bem aceitos atualmente e as necessidades dos atores mapeados,
gerei um sistema aberto e um de seus pontos de contato, um brinquedo. O sistema proposto pode sofrer interferência de diversos atores, e pode evoluir organicamente se adequando às necessidades que surjam a partir do momento de sua implementação. Para a continuidade do projeto, serão necessárias a validação deste brinquedo com especialistas e a realização de testes dentro do contexto escolar para entender como ele contribuí de fato para o ecossistema. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Design, 2016. |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons