Título: | Sala de recursos multifuncionais da Rede Municipal de Ipatinga : uma análise da estrutura e funcionamento |
Autor(es): | Viana, Eudenice Glauce |
Orientador(es): | Viana, Maria Tereza Barros |
Assunto: | Educação especial Inclusão escolar Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 9-Jan-2017 |
Referência: | VIANA, Eudenice Glauce. Sala de recursos multifuncionais da Rede Municipal de Ipatinga: uma análise da estrutura e funcionamento. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem como tema o estudo sobre a estrutura e o funcionamento da sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Ipatinga na concretização da inclusão escolar. O objetivo precípuo desta pesquisa está em demonstrar a importância da sala de recursos multifuncionais, assim como investigar sua estrutura e finalidade diante da efetividade da inclusão escolar. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdos teóricos, bem como a abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de entrevista estruturada para a produção de informações no trabalho de campo, buscando assim, explicitar os pontos fundamentais para o funcionamento das salas de recursos multifuncionais. A pesquisa aconteceu no município de Ipatinga/MG, com professores de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino que atuam nas SRMs, baseada na perspectiva da educação especial, que visa promover o desenvolvimento humano em suas dimensões físico motora, cognitiva, afetiva, emocional e sócio-moral, em relação à aprendizagem que envolve o educando desde o nascimento e em toda sua vida, de forma integral. Os resultados mostraram uma semelhança nas opiniões das participantes. Os participantes relataram certa dificuldade em obter participação de todas as famílias e revelaram que procuram manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns, encontrando resistência por parte de alguns. Propuseram, ainda, algumas formas de promover o envolvimento da comunidade escolar para o enfrentamento dos desafios da inclusão escolar. Conclui-se que é preciso criar condições favoráveis para que os fatores considerados entraves no cotidiano da escola, para o estudante e o profissional, sejam minimizados ou eliminados e que as alternativas propostas sejam viabilizadas para superação dos mesmos, para que se obtenha os resultados significativos que contribuem com o processo inclusivo do educando público-alvo da educação especial. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|