Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15573
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ElviraDosSantosVasconcelos_tcc.pdf523,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Olhares cruzados : o que os pais e professores pensam sobre suas atuações no processo de inclusão de um aluno com deficiência visual na Escola Padre Damião
Autor(es): Vasconcelos, Elvira dos Santos
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Pais e professores
Pessoas com deficiência - educação
Inclusão escolar
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Jan-2017
Referência: VASCONCELOS, Elvira dos Santos. Olhares cruzados: o que os pais e professores pensam sobre suas atuações no processo de inclusão de um aluno com deficiência visual na Escola Padre Damião. 2015. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul, 2015.
Resumo: A educação inclusiva vem passando por grandes mudanças no que concerne ao direito de atendimento educacional especializado nas escolas de ensino regular. Apesar dos avanços consideramos que ainda há um longo caminho a ser percorrido em direção à conquista de uma escola inclusiva. Um dos entraves apontados por vários teóricos e estudiosos da educação inclusiva é a possibilidade de um trabalho conjunto entre escola e pais de alunos com necessidade educacional especial. A literatura sobre o tema é vasta. No entanto, pouco específica no que se refere às ações e concepções sobre eles próprios enquanto agentes da inclusão. É nessa perspectiva que o presente trabalho teve como objetivo conhecer o que os pais e professores pensam sobre suas atuações no processo de inclusão de um aluno com deficiência visual na escola. Desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de observação, diário de campo e entrevista, que permitiram uma melhor compreensão e explicitação do objeto de estudo. As investigações foram realizadas a partir de dois eixos: a concepção do professor de AEE sobre a sua atuação e da família no processo de inclusão do aluno com deficiência visual e a concepção da família do aluno sobre a atuação do professor de AEE e deles próprios no processo de inclusão de seu filho. Poder ouvir do pai que a escola, na figura da professora de AEE é uma das responsáveis pelo desenvolvimento de seu filho, deficiente visual e, em contrapartida, ouvir do professor de AEE que sem a família não teria conseguido alcançar e realizar seu trabalho nos fez refletir sobre o reconhecimento de ambos enquanto parceiros reais desse processo. Os dados construídos no campo são coerentes com a literatura sobre a importância da consciência de pais e professores na educação inclusiva. Apesar das conquistas no âmbito da educação inclusiva, precisamos estar atentos ao fato de que não deve ser vista como uma responsabilidade apenas da escola, mas da família, pois, a ausência de boas relações reflete no desenvolvimento do aluno, comprometendo assim, todo o processo de aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons