Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Sílvia Urmila Almeida | - |
dc.contributor.author | Trindade, Tatiana Azevedo | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Tatiana Azevedo. Questões e desafios enfrentados pelos professores na educação de alunos com síndrome de down: um estudo de caso. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o trabalho do professor de ensino fundamental no âmbito da educação inclusiva, tendo como contexto uma escola pública do município de Carinhanha (BA), a fim de identificar as principais questões, desafios, dificuldades, anseios e dúvidas destes profissionais em relação à educação de alunos com Síndrome de Down. O estudo foi embasado em fontes teóricas, tais como Vigotski (1998), Nóvoa (2003), Carvalho (2008), Minayo (1994), Cruz (2011), Maciel e Raposo (2010), Silva e Dessen (2002), dentre outros autores que investigam a temática. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, formado por três categorias de análise e composto por 12 questões abertas. O questionário foi aplicado para quatro professoras de ensino fundamental que atuam com alunos com Síndrome de Down. A análise dos dados coletados foi realizada à luz da fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa e apontou que, de forma geral, as professoras não se sentem totalmente preparadas para enfrentar os desafios relativos à educação de alunos com Síndrome de Down, no entanto, acreditam que a inclusão é importante e necessária. Os resultados da análise apontaram, também, que, na opinião dessas educadoras, a escola ainda não está apta para receber esses alunos, devido a fatores como: inexperiência por parte dos docentes, ausência de recursos pedagógicos, estrutura física da escola inadequada, dentre outros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Down, Síndrome de | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Questões e desafios enfrentados pelos professores na educação de alunos com síndrome de down : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-09T14:45:54Z | - |
dc.date.available | 2017-01-09T14:45:54Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15572 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|