Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TatianaAzevedoTrindade_tcc.pdf638,78 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Sílvia Urmila Almeida-
dc.contributor.authorTrindade, Tatiana Azevedo-
dc.identifier.citationTRINDADE, Tatiana Azevedo. Questões e desafios enfrentados pelos professores na educação de alunos com síndrome de down: um estudo de caso. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o trabalho do professor de ensino fundamental no âmbito da educação inclusiva, tendo como contexto uma escola pública do município de Carinhanha (BA), a fim de identificar as principais questões, desafios, dificuldades, anseios e dúvidas destes profissionais em relação à educação de alunos com Síndrome de Down. O estudo foi embasado em fontes teóricas, tais como Vigotski (1998), Nóvoa (2003), Carvalho (2008), Minayo (1994), Cruz (2011), Maciel e Raposo (2010), Silva e Dessen (2002), dentre outros autores que investigam a temática. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, formado por três categorias de análise e composto por 12 questões abertas. O questionário foi aplicado para quatro professoras de ensino fundamental que atuam com alunos com Síndrome de Down. A análise dos dados coletados foi realizada à luz da fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa e apontou que, de forma geral, as professoras não se sentem totalmente preparadas para enfrentar os desafios relativos à educação de alunos com Síndrome de Down, no entanto, acreditam que a inclusão é importante e necessária. Os resultados da análise apontaram, também, que, na opinião dessas educadoras, a escola ainda não está apta para receber esses alunos, devido a fatores como: inexperiência por parte dos docentes, ausência de recursos pedagógicos, estrutura física da escola inadequada, dentre outros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleQuestões e desafios enfrentados pelos professores na educação de alunos com síndrome de down : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-09T14:45:54Z-
dc.date.available2017-01-09T14:45:54Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15572-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons