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Título: Mapeamento e caracterização dos repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica nas universidades brasileiras
Autor(es): Melo, Janaina dos Santos
Melis, Maria Fernanda Mascarenhas
Orientador(es): Leite, Fernando César Lima
Assunto: Repositório digital
Comunicação científica
Acesso à informação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 1-Mar-2011
Referência: MELO, Janaina dos Santos; MELIS, Maria Fernanda Mascarenhas. Mapeamento e caracterização dos repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica nas universidades brasileiras. 2011. 72 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O surgimento da internet e o avanço das TICs quebraram paradigmas, encurtaram distâncias e permitiram maior rapidez e visibilidade na troca de informações, implicando em mudanças na comunicação científica. Tal fato convergiu para uma imensa quantidade informacional produzida e não disponível, em resposta, a comunidade científica criou um movimento que luta pelo acesso livre à informação com diretrizes favoráveis a ambos os lados, editores, profissionais da informação e comunidade científica. O repositório institucional dentro desse âmbito, veio como alternativa às barreiras ao acesso, impostas pelos editores, com a função de preservar e disseminar os conhecimentos produzidos na instituição. O presente trabalhou visou caracterizar o atual estágio de desenvolvimento de repositórios institucionais de acesso aberto à informação científica em universidades brasileiras. Foram enviados 88 questionários às universidades, com retorno de 22,7%, ou seja, 20 questionários e feita observação nos sites institucionais de 14 repositórios institucionais. No decorrer da análise dos dados fica clara a tentativa brasileira de se equiparar a outros países no que concerne ao número e ao desenvolvimento de repositórios institucionais, contribuindo assim, para a geração de novos conhecimentos.
Abstract: The emergence of information and communication technology‟s break the paradigms, shorten distances and allowed more quickness and visibility in information exchange, implying in changes in scientific communication. This fact converged for one amount produced informational and not available, in response, the scientific community created one motion control for free access to information with favorable guidelines to both the sides, publishers, information professionals and scientific community. The institutional repository inside this scope, came as alternative to barriers to access, imposed by publishers, with the function to preserve and disseminate the knowledge produced in the institution. This work aimed characterize nowadays development stages of institutional repositories‟ to open access to scientific information in brazilian‟s universities. Were sent 88 questionnaires to the universities, with return of 22,7%, in other words, 20 and made on-site observation of 14 institutional repositories. During the data analysis is clear the attempt to equate other countries regarding the number and the development of the institutional repositories, thereby, to generate of new knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.1557
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