Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaeladeJesusDiasCostaLeal.pdf39,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência do ambiente familiar no comportamento motor de lactentes pré-termo
Autor(es): Leal, Rafaela de Jesus Dias Costa
Orientador(es): Pontes, Tatiana Barcelos
Coorientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Assunto: Amamentação
Lactentes
Capacidade motora nos lactentes
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: LEAL, Rafaela de Jesus Dias Costa. Influência do ambiente familiar no comportamento motor de lactentes pré-termo. 2015. 7 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: INTRODUÇÃO: Lactentes pré-termo apresentam maior risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O comportamento motor, em geral, é o primeiro marcador observável de alteração no desenvolvimento. Uma investigação da relação entre prematuridade e fatores de risco ambiental se faz necessária visto que estudos vêm reforçando a ideia de que as possibilidades de um desenvolvimento infantil adequado são reduzidas quando o ambiente doméstico se apresenta pobre em estímulos. OBJETIVOS: Verificar a influência do ambiente familiar no comportamento motor de lactentes pré-termo, com idade corrigida de 0 a 18 meses, advindos de um hospital universitário. METODOLOGIA: Estudo transversal e quantitativo realizado com 17 lactentes pré-termo. A coleta de dados foi feita no domicílio da criança, utilizando a avaliação AIMS para mensurar o comportamento motor e o HOME para avaliar os estímulos ambientais, além de um questionário estruturado para coleta de dados demográficos. Para análise dos dados, o escore da AIMS foi classificado de acordo com o percentil correspondente e o HOME foi classificado em baixo, médio e alto. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio de frequência, porcentagem, media e desvio-padrão. Para avaliação da normalidade dos dados foi utilizado o teste Shapiro-Wilk, que indicou distribuição não-normal. Desta forma, procedeu-se a análise dos dados por meio do teste não-paramétrico de correlação de Spearman. A comparação entre as variáveis categóricas foi realizada por meio do teste de Qui-Quadrado, considerando-se o nível de significância com p<0,05. RESULTADOS/DISCUSSÃO: Foram avaliados 17 lactentes. De acordo com o HOME, a presença de estímulos favoráveis ao desenvolvimento foi baixa. O percentil da AIMS mais frequente foi o 25, considerado de risco para problemas no desenvolvimento. Nas análises de correlação, os dados relativos ao estímulo ambiental não mostraram associação significativa com o comportamento motor. Nenhuma variável categórica representada pelos dados do lactente, perinatais, estímulos do ambiente e dados sócio-demográficos, apresentou associação significativa com a variável dependente (comportamento motor). Poucos trabalhos estudaram a relação entre prematuridade, fatores ambientais e desenvolvimento motor, sendo este geralmente abordado sob a perspectiva do risco biológico. CONCLUSÕES: Acredita-se que a influência do ambiente familiar no desenvolvimento motor possa ser mais efetiva com crianças maiores. Novos estudos, longitudinais e com uma amostra maior podem contribuir para a compreensão desta relação. Os achados desse estudo podem subsidiar o desenvolvimento de programas, políticas e ações voltados à população infantil que tenham por consequência a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Informações de Acesso e Conteúdo: Texto parcialmente liberado pela autora. Conteúdo Disponível: Resumo, Abstract e Referências bibliográficas.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons