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dc.contributor.advisorPrazeres, Sandra Mary Gonçalves-
dc.contributor.authorMachado, Virdária Viana Magalhães-
dc.identifier.citationMACHADO, Virdária Viana Magalhães. Avaliação na perspectiva da educação inclusiva nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. 42 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como temática a avaliação na perspectiva da educação inclusiva nas séries iniciais do ensino fundamental tendo em vista as várias inquietações acerca do ato de avaliar, sobretudo os educandos com deficiência intelectual. Para tanto apresentamos como questionamentos Como tem sido o ato de avaliar, sobretudo os alunos deficientes, nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola do município de Malhada - BA, e quais os reflexos da formação continuada de professores para essa prática em sala de aula? Buscando alcançar os objetivos de analisar e refletir sobre o ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem, com ênfase nos alunos com deficiência, o trabalho encontra-se fundamentado na abordagem qualitativa de pesquisa. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: a entrevista semiestruturada a fim de dar maior flexibilidade ao entrevistador e entrevistado e a observação que possibilita adquirir conhecimentos mais claros e precisos sobre o objeto. As categorias de análise apontaram pelos resultados discutidos à luz do referencial teórico que a prática avaliativa na escola não é voltada para todos, tornando-se um mecanismo excludente, não sendo dado o direito aos alunos com deficiência intelectual nem mesmo de participar da avaliação classificatória, a qual é praticada na instituição. O trabalho identificou que um dos fatores que contribui para a permanência dessa situação é a falta de formação continuada dos profissionais da educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação na perspectiva da educação inclusiva nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-06T18:28:31Z-
dc.date.available2017-01-06T18:28:31Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15543-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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