Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DaviGomesQuintanilha_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão administrativa de Empresas Juniores de Comunicação
Autor(es): Quintanilha, Davi Gomes
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Gestão de empresas
Empresa Júnior
Comunicação publicitária
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: QUINTANILHA, Davi Gomes. Gestão administrativa de Empresas Juniores de Comunicação. 2016. 152 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As empresas juniores de Comunicação proporcionam uma experiência de trabalho aos estudantes ainda na graduação. Formadas apenas por estudantes de Comunicação Social, são eles que fazem os trabalhos para os clientes e cuidam da gestão da empresa. O grande questionamento neste trabalho é em que uma empresa júnior de comunicação publicitária, guardadas certas limitações de ordem conceitual legal, se assemelha ou se diferencia do mercado. Dentre as limitações conceituais estão que uma empresa júnior não pode ter fins lucrativos, deve ser formada por estudantes, deve ter trabalhos relacionadas com o que é ensinado no curso, deve ser supervisionada por professores e profissionais do mercado, entre outras limitações que são trabalhadas nesse estudo. Tomando como caso a Doisnovemeia Publicidade, empresa júnior de Comunicação da Universidade de Brasília, foi feito uma entrevista sobre gestão administrativa com agências de pequeno porte do mercado publicitário: a Storica, a Look'n Feel e a Terruá. Os objetivos dessa pesquisa foram investigar as diferenças e semelhanças entre a Doisnovemeia e essas agências e verificar como elas atuam no mercado competitivo. A partir dessa pesquisa a Doisnovemeia foi comparada com as três agências com base nos pontos estudados nesse trabalho e abordados na entrevista. No final da pesquisa, concluiu-se que muito processos são semelhantes, mas há algumas diferenças que não estão relacionadas às limitações conceituais. Dois problemas principais foram encontrados na Doisnovemeia em relação ao mercado: um deles é relacionado ao aspecto financeiro e o outro com o fato de que a Doisnovemeia não tem um processo de mensuração de resultados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2016.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons