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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Olga Maria Ramalho de-
dc.contributor.authorVieira, Silziane Franco-
dc.identifier.citationVIEIRA, Silziane Franco. O emprego das tecnologias leves na assistência de enfermagem ao pré natal de gestantes adolescentes. 2016. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Graduação em enfermagem, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA gravidez na adolescência é considerada, atualmente, um fenômeno de saúde pública mundial e seu crescimento exponencial contemplam as mais amplas diversidades. Tendo em vista a complexidade enfrentada nessa fase da vida, marcada por intensas transformações, o cuidado pré-natal carece de uma abordagem diferenciada. As tecnologias leves despontam como ferramenta ideal para suprir essa necessidade, pois conferem qualidade às relações interpessoais. Assim, objetiva-se nesse estudo analisar a literatura científica publicada no período de 2004 a 2014 acerca do emprego das tecnologias leves na assistência de enfermagem às gestantes adolescentes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na base de dados Adolec Brasil/Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME) com artigos disponíveis na base de dados Literatura Latino – Americana (LILACS) e Scielo (Scientific Electronic Library Online). A busca resultou na seleção de dez (10) artigos com a combinação dos descritores “gravidez na adolescência and cuidado pré-natal” e quatro (4) artigos com os descritores “gravidez na adolescência and cuidado pré-natal and enfermagem”, totalizando quatorze (14) artigos. Os resultados obtidos revelaram que há uma uniformidade na distribuição das tecnologias leves presentes nos artigos: acolhimento (93%), diálogo (86%), vínculo (78%), escuta (71%), autonomia (71%), sensibilidade (57%) com desequilíbrio apenas na utilização da empatia (35%) e corresponsabilidade (28%) nas práticas. Conclui-se que deve haver intensa discussão e reflexão crítica dos profissionais, como também educação continuada referente à sua postura no manejo com esse público, a fim de utilizar esse aparato tecnológico para humanizar o cuidado oferecido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordPré-natalpt_BR
dc.subject.keywordParto (Obstetrícia)pt_BR
dc.subject.keywordGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias levespt_BR
dc.titleO emprego das tecnologias leves na assistência de enfermagem ao pré natal de gestantes adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-06T16:36:14Z-
dc.date.available2017-01-06T16:36:14Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15535-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoMarques, Carla Pintas-
dc.description.abstract1Teenage pregnancy is considered a phenomenon of global public health and its exponential growth include the broadest diversity. In view of the complexity faced in this phase of life, marked by intense transformations, prenatal care requires a differentiated approach. Lightweight technologies emerge as ideal tool to meet this need, do confer quality interpersonal relationships. Thus, this study aims to analyze the scientific literature published in period 2004 to 2014 about lightweight technologies in job nursing care to pregnant teens. This is a literature search performed on database Adolec Brazil/ Virtual Health Library (VHL, BIREME) with items available on Latin Literature database (LILACS) and Scientific Electronic Library Online (Scielo). The search resulted in the selection of ten (10) articles with the combination of descriptors “teen pregnancy and prenatal care” and four (4) articles with the keywords “teen pregnancy and pre natal care and nursing”, totaling fourteen (14) articles. The results obtained revealed that there is a uniformity in the distribution of light technologies present in articles: greeting (93%), dialog (86%), bond (78%), listen (71%), autonomy (71%), sensitivity (57%) with only the use of empathy imbalance (35%) and responsibility (28%) in the practices. It is concluded that there must be intense discussion and critical thinking, as well as continuing education for your posture in handling with this audience, in order to use this technological tools for humanizing the care offered.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



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