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https://bdm.unb.br/handle/10483/15527
Título: | NAFAVD : um retrato de um serviço de atendimento a autores de violência doméstica no Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Marcos Venicius de Oliveira |
Orientador(es): | Diniz, Debora |
Assunto: | Violência doméstica Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Jan-2017 |
Referência: | SILVA, Marcos Venicius de Oliveira. NAFAVD: um retrato de um serviço de atendimento a autores de violência doméstica no Distrito Federal. 2015. 82 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho objetivou retratar o NAFAVD a partir de relatórios psicossociais estabelecendo
conexões com a literatura especializada. Caracteriza-se, portanto, por ser uma pesquisa
qualitativa, documental e descritiva. A amostra foi constituída por 19 relatórios, contidos em
processos iniciados entre os anos de 2007 e 2011. Foram observadas informações referentes à
frequência dos usuários, metodologia dos atendimentos, descrição das metodologias,
incidência da Suspensão Condicional do Processo nos encaminhamentos para o serviço,
encaminhamento de ofendidas e as profissões que realizaram os atendimentos. Os dados
foram coletados mediante aplicação de questionário aos relatórios psicossociais. Os resultados
evidenciaram que a maior parte do (84%) do público do NAFAVD são de autores
beneficiados com a Suspensão Condicional do Processo. Notou-se que esses autores tem
frequência maior se comparada a autores que não cumprem condição pra suspensão
condicional. Foi identificado que predomina a metodologia de atendimento em grupo, embora
atendimentos individuais também tenham sido registrados. Os atendimentos tiveram
conteúdos semelhantes tratados com fim de proporcionar a desconstrução das percepções dos
papéis de gênero, a reflexão sobre as estratégias de comunicação e responsabilização pela
violência praticada. As ofendidas foram encaminhadas para o serviço em pouco mais de um
terço (36%) dos casos. Nos atendimentos com as ofendidas as principais temáticas trabalhadas
foram os papéis de gênero, autoimagem e comunicação não violenta. Embora a proposta do
atendimento seja descrito como psicossocial e multidisciplinar, a Psicologia foi à profissão a
frente dos atendimentos na totalidade dos casos analisados. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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