Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15527
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcosVeniciusdeOliveiraSilva.pdf496,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: NAFAVD : um retrato de um serviço de atendimento a autores de violência doméstica no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Marcos Venicius de Oliveira
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Violência doméstica
Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: SILVA, Marcos Venicius de Oliveira. NAFAVD: um retrato de um serviço de atendimento a autores de violência doméstica no Distrito Federal. 2015. 82 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho objetivou retratar o NAFAVD a partir de relatórios psicossociais estabelecendo conexões com a literatura especializada. Caracteriza-se, portanto, por ser uma pesquisa qualitativa, documental e descritiva. A amostra foi constituída por 19 relatórios, contidos em processos iniciados entre os anos de 2007 e 2011. Foram observadas informações referentes à frequência dos usuários, metodologia dos atendimentos, descrição das metodologias, incidência da Suspensão Condicional do Processo nos encaminhamentos para o serviço, encaminhamento de ofendidas e as profissões que realizaram os atendimentos. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionário aos relatórios psicossociais. Os resultados evidenciaram que a maior parte do (84%) do público do NAFAVD são de autores beneficiados com a Suspensão Condicional do Processo. Notou-se que esses autores tem frequência maior se comparada a autores que não cumprem condição pra suspensão condicional. Foi identificado que predomina a metodologia de atendimento em grupo, embora atendimentos individuais também tenham sido registrados. Os atendimentos tiveram conteúdos semelhantes tratados com fim de proporcionar a desconstrução das percepções dos papéis de gênero, a reflexão sobre as estratégias de comunicação e responsabilização pela violência praticada. As ofendidas foram encaminhadas para o serviço em pouco mais de um terço (36%) dos casos. Nos atendimentos com as ofendidas as principais temáticas trabalhadas foram os papéis de gênero, autoimagem e comunicação não violenta. Embora a proposta do atendimento seja descrito como psicossocial e multidisciplinar, a Psicologia foi à profissão a frente dos atendimentos na totalidade dos casos analisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons