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Título: Folder educativo para a gestante sobre parto e pós-parto
Outros títulos: Educational brochure for pregnant women about childbirth and postpartum
Autor(es): Silva, Brenda Cristina
Orientador(es): Ponce de Leon, Casandra Genoveva Rosales Martins
Assunto: Educação em saúde
Gestação - parto
Parto (Obstetrícia)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Jan-2017
Referência: SILVA, Brenda Cristina. Folder educativo para a gestante sobre parto e pós-parto. 2015. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivos: Este estudo objetivou criar e avaliar o folder educativo “Estamos grávidos! E agora?”, que contém orientações sobre fluxo assistencial.Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 50 participantes: sendo 20 gestantes, 20 puérperas e 10 profissionais de saúde em setembro e outubro de 2015. O processo de construção do folder educativo, seguiu o referencial metodológico embasado nos estudos de Bernardo (1996), Fonseca (2007) e Góes (2010). Para a avaliação utilizou-se o Instrumento da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), sendo realizada na percepção de gestantes, puérperas e profissionais de saúde envolvidos no atendimento às mulheres no ciclo gravídico-puerperal e aos recém-nascidos da regional de Ceilândia-DF. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE): 40746815.3.0000.5553. Resultados: A avaliação dos participantes indicou que o folder foi aprovado para uso, entretanto considera-se a realização de pequenas mudanças. Conclusão: É possível a utilização desta tecnologia na prática profissional utilizando-a para orientar melhor os usuários no processo de educação em saúde.
Abstract: Objectives: This study aimed to create and evaluate the educational folder "We're pregnant! And now?", which contains guidance on assistance flow. Methods: This is a descriptive study with a quantitative approach, conducted with 50 participants, including 20 pregnant women, 20 recent mothers and 10 health professionals in September and October 2015. The construction process of the educational brochure, followed the methodological support based on Bernardo (1996), Fonseca (2007) and Garcia (2010) studies. For the evaluation, it was used the instrument of the Pan American Health Organization (PAHO) being held in the perception of pregnant women, recent mothers and health professionals involved in caring for women in pregnancy and puerperal state in the region of Ceilândia- DF. The project was approved by the Research Ethics Committee (CAAE): 40746815.3.0000.5553. Result: The evaluation of the participants indicated that the folder was approved for use, though it was considered to carry out small changes. Conclusion: The use of this technology in professional practice, using it to better guide users in the health education process, is possible.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
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