Título: | “Do (ente) mental ao ente corpóreo consciente : o teatro na saúde mental – um estudo de caso” |
Autor(es): | Fonseca, Vladimir Corrêa |
Orientador(es): | Brandão, Lucia de Carvalho |
Assunto: | Saúde mental Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Inclusão social Teatro - inclusão social |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Jan-2017 |
Referência: | FONSECA, Vladimir Corrêa. “Do (ente) mental ao ente corpóreo consciente: o teatro na saúde mental – um estudo de caso”. 2015. 64 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | Neste trabalho enfatizamos o “TRATAR” dentro do CAPSIII (Centro de Atenção Psicossocial - Barretos / São Paulo) sobre os mais diversos aspectos, propondo além de uma reinserção social mais qualitativa àqueles que sofrem de transtornos mentais, a ampliação de sua cidadania. Através de uma oficina teatral, (incluindo apresentações e entrevistas semi-estruturadas) contando com as obras de Augusto Boal, Maciel e Barbato, assim como com Sawaia e outros(as)autores(as) passamos a refletir e a rever também não somente o papel do sujeito e das políticas públicas, dentro das Instituições, mas possibilitar um encontrar de condições internas de mudanças que nos incentive a passarmos de passivos a ativos em nossa reconstrução pessoal. |
Abstract: | In this work we emphasize the "TREAT" within the CAPS II (Psychosocial Care Center - Barretos / São Paulo) on various aspects, proposing as well as more qualitative social reintegration to those who suffer from mental disorders, the expansion of their citizenship. Through a theater workshop (including trailers and semi-structured interviews) relying on the work of Augusto Boal, Maciel and Barbato, as well as Sawaia and others (the) authors (as) we began to reflect and review will not only role of the individual and public policy, within the institutions, but allow for a finding of internal conditions changes that encourage us to move from passive to active in our personal reconstruction. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|