Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pedrosa, Cláudia Mara | - |
dc.contributor.author | Francisco, Ariadine Kelly Pereira Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | FRANCISCO, Ariadine Kelly Pereira Rodrigues. Gestão dos processos de trabalho, integralidade e formação em saúde coletiva: reflexões a partir dos itinerários terapêuticos. 2016. [23] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Saúde Coletiva, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo se situa no campo da construção do conhecimento sobre a formação do sanitarista e os desafios postos para tornar o ensino em saúde mais próximo das necessidades e diversidades socioculturais. Orientada pelo olhar das ciências sociais em saúde, buscou-se, através da compreensão de estudos que abordaram a construção de Itinerários Terapêutico, estes dois objetivos: 1) discutir como na organização dos serviços de saúde a prática sanitária pode ser ampliada quando se incorpora a compreensão do contexto onde se desenrolam, no mundo vivido, os processos saúde-doença; 2) refletir, através da experiência vivida pela autora na sua formação como sanitarista, as lacunas que se apresentam na graduação para incluir as diversidades socioculturais na prática. Dessa forma, a partir da análise de 3 estudos sobre Itinerário Terapêutico- IT1, foi escolhido o eixo integralidade, na sua dimensão de organizador do processo de trabalho, para refletir sobre a construção de novos saberes e práticas de saúde e como estes têm sido incorporados na formação do sanitarista. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde coletiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sanitaristas - formação | pt_BR |
dc.title | Gestão dos processos de trabalho, integralidade e formação em saúde coletiva : reflexões a partir dos itinerários terapêuticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-06T12:42:34Z | - |
dc.date.available | 2017-01-06T12:42:34Z | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15510 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study is situated in the field of knowlegde construction about the graduation of the sanitarist and the challenges posed to make health education closer to sociocultural needs and diversities. Guided by the Social Sciences in health, were sougth, through the understanding of studies that approached the construction of therapeutic itineraries, these two objectives: 1) discuss how in the organization of health services the sanitary practice can be amplified when one incorporates the understanding of the context in which unfold, in the lived world, the health-disease processes; 2) to reflect, through the experience lived by the author in her formation as sanitarist, the gaps that are presented in the graduation to include sociocultural diversities in practice. This way, from the analysis of 3 studies on the therapeutic itineraries, was chosen the integrality axis, in its dimension of organizer of the work process, to reflect about the construction of new knowledge and health practices and how these have been incorporated into the sanitarian training. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro
|