Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro Júnior, Gláucio de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Amanda Santos | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Amanda Santos. Surdez e autismo: um estudo de caso. 2016. 60 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Graduação, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Curso de Licenciatura em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os alunos surdos no Brasil passaram por um longo processo histórico no âmbito educacional, porém é preciso notar que a inclusão de estudantes surdos não depende apenas de acessibilidade, mas também é preciso criar métodos e abordagens de ensino acessível a suas necessidades. O estudante Surdo autista é uma realidade dentro das escolas brasileiras, por isso, está pesquisa visa mostrar a necessidade de um olhar diferenciado e capacitado para nossos estudantes. A pouca quantidade de pesquisa no campo da Surdez dificulta a compreensão e a formulação de materiais didáticos e informações acessíveis aos profissionais, pais e outros interessados em contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento da pessoa Surda. O presente estudo de caso, utiliza-se de um método qualitativo, onde os instrumentos utilizados foram entrevistas e relatos para contar a história da criança Surda autista, o contexto em que está inserido e apresentar informações sobre seu meio familiar e educacional; no intuito de quebrar paradigmas quanto às potencialidades desses estudantes e propiciar conhecimento para que haja uma cobrança para as autoridades de modo que se efetive as políticas públicas para o atendimento capacitado e assim, o desenvolvimento de nossos estudantes. Após a análise e a coleta dos dados, será apresentado uma proposta de ampliação do contexto de pesquisa para o efetivo registro de Surdos autistas no contexto escolar e suas especificidades no ensino de Libras e do Português como segunda língua. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Surdez e autismo : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-06T12:31:12Z | - |
dc.date.available | 2017-01-06T12:31:12Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15509 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Brazilian deaf students has been in a long historic educational process, however it is possible to notice that the inclusion of deaf student does not rely only of accessibility but is necessary develop methods and teaching approaches accessible to their limitations. The deaf autistic students are a reality inside the Brazil's schools that is why this research seeks to demonstrate the necessity of a different and capable approach to our students. The few researches available on the deaf field make more difficult the understanding and drafting of didactic material and accessible information to the professionals, parents, and the ones who are interested in contribute to the learning and to the development of a deaf person. The following case study adopts the qualitative method, where the used tools are interviews and observations to tell the history of the deaf autistic child. Also presets information related to the family environment and educational; trying to break paradigm related to ability of these students and provide knowledge in order to charge the authorities to implement public policy to the trained attendance and the development of the deaf autistic students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
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