Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15494
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LaisFelixdaSilva.pdf661,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Promoção da saúde de adolescentes por abordagem grupal da terapia ocupacional : um estudo de caso
Autor(es): Silva, Laís Felix da
Orientador(es): Oliveira, Flávia Mazitelli de
Assunto: Adolescentes
Promoção da saúde
Terapia ocupacional
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: SILVA, Laís Felix da. Promoção da saúde de adolescentes por abordagem grupal da terapia ocupacional: um estudo de caso. 2015. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução: O uso de grupos como recurso terapêutico pela Terapia Ocupacional foi influenciado por abordagens ligadas a outras áreas de estudos, como a psicologia. A especificidade da Terapia Ocupacional com o uso de atividades em suas intervenções tem feito com que grupos de atividades sejam usados por esses profissionais. O público atendido por essa abordagem é amplo, e entre eles estão os adolescentes. A adolescência é compreendida como sendo uma construção social, vivenciada de forma diferente pelos sujeitos. As políticas públicas para essa população são ainda limitadas, sendo que a promoção da saúde é garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como a proteção e recuperação. Justificativa: A produção teórica sobre grupos terapêuticos em Terapia Ocupacional voltadas para a adolescência ainda é escasso, sendo pertinentes mais produções acadêmicas relativas a esse assunto. Objetivos: Entender como a Terapia Ocupacional pode contribuir para a promoção da saúde de adolescentes através de grupos terapêuticos; identificar as especificidades da atuação da Terapia Ocupacional em grupos terapêuticos e como os adolescentes se envolvem no processo grupal; verificar quais aspectos do cotidiano são trazidos e abordados pelo grupo terapêutico; verificar o impacto do grupo no comportamento e discurso dos adolescentes. Metodologia: Pesquisa mista sequencial do tipo estudo de caso, no Centro de Ensino Fundamental (Taguatinga- DF), que faz parte do projeto de extensão da Universidade de Brasília: “Falando sobre sexualidade com jovens do ensino fundamental: uma proposta reflexiva e motivadora”. Foram realizadas observações (5) e questionários foram preenchidos por participantes do grupo terapêutico (4). A análise de dados foi feita em preposições teóricas. Resultado e discussão: O Enquadre grupal– Setting Terapêutico: grupo fechado, heterogêneo, número de participantes, o local, influenciaram no processo grupal. A relação vincular com os facilitadores favoreceu o desenvolvimento dos assuntos abordados. Temas do cotidiano foram expostos pelos participantes á depender da atividade. Considerações finais: Notou-se que a abordagem grupal da Terapia Ocupacional pode proporcionar ambiente para se promover saúde de adolescentes. Existem variáveis não controláveis para que isso ocorra, o lidar com a vivência do processo do adolescer é uma capacidade que o Terapeuta Ocupacional deve ter. A indicação de atividades para o grupo terapêutico é também uma atribuição do profissional de Terapia Ocupacional, sendo as atividades específicas para cada momento do processo grupal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons