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dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSousa, Elma Pereira-
dc.identifier.citationSOUSA, Elma Pereira. As dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem vivenciadas por alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como fatores prejudicam o processo ensino-aprendizagem desses discentes e os desafios para a comunidade escolar. O objetivo principal visa conhecer e analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental e os fatores que prejudicam o processo ensino-aprendizagem do discente e os desafios para toda comunidade escolar. E como objetivo especifico visa analisar a política educacional, dispositivos legais, formação de profissionais relacionados aos alunos que apresentam deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisar as atividades propostas pelos professores do ensino regular e da sala de recursos com a intenção de verificar a adequação ou não para os alunos com deficiência intelectual. Analisar atividades realizadas pelos alunos a fim de identificar os meios encontrados por eles para realizar a atividade. Identificar as concepções de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da deficiência intelectual do gestor, coordenador pedagógico e dos professores da sala regular e a da sala de recurso. Analisar criticamente os fundamentos, as implicações e as ações pedagógicas para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental. Problematizar as práticas pedagógicas e a maneira como a escola foi pensada e construída para receber os alunos com tal deficiência. Para fundamentar a análise dos dados e discussão dos resultados, apoiamos nos estudos de Vygotsky (1997), OMOTE (1994), Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica - CNE/CBE (2001), Rodrigues (2009), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Optamos pela abordagem da pesquisa e como instrumentos de obtenção de informações: a observação dos participantes em sala de aula, a entrevista semiestruturada com um coordenador pedagógico e uma professora regente da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T18:33:39Z-
dc.date.available2017-01-05T18:33:39Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15492-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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