Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Elma Pereira | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Elma Pereira. As dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo investigar as dificuldades de aprendizagem vivenciadas por alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como fatores prejudicam o processo ensino-aprendizagem desses discentes e os desafios para a comunidade escolar. O objetivo principal visa conhecer e analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental e os fatores que prejudicam o processo ensino-aprendizagem do discente e os desafios para toda comunidade escolar. E como objetivo especifico visa analisar a política educacional, dispositivos legais, formação de profissionais relacionados aos alunos que apresentam deficiência intelectual nos anos iniciais do ensino fundamental. Analisar as atividades propostas pelos professores do ensino regular e da sala de recursos com a intenção de verificar a adequação ou não para os alunos com deficiência intelectual. Analisar atividades realizadas pelos alunos a fim de identificar os meios encontrados por eles para realizar a atividade. Identificar as concepções de ensino, aprendizagem e desenvolvimento da deficiência intelectual do gestor, coordenador pedagógico e dos professores da sala regular e a da sala de recurso. Analisar criticamente os fundamentos, as implicações e as ações pedagógicas para identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual dos anos iniciais do ensino fundamental. Problematizar as práticas pedagógicas e a maneira como a escola foi pensada e construída para receber os alunos com tal deficiência. Para fundamentar a análise dos dados e discussão dos resultados, apoiamos nos estudos de Vygotsky (1997), OMOTE (1994), Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica - CNE/CBE (2001), Rodrigues (2009), DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Optamos pela abordagem da pesquisa e como instrumentos de obtenção de informações: a observação dos participantes em sala de aula, a entrevista semiestruturada com um coordenador pedagógico e uma professora regente da escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem - dificuldades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | As dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T18:33:39Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T18:33:39Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15492 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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