Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15487
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AndressadaSilvaPalmeira_parcial.pdf429,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMartins, Emerson Fachin-
dc.contributor.authorPalmeira, Andressa da Silva-
dc.identifier.citationPALMEIRA, Andressa da Silva. Reconhecimento lexical de estudantes de fisioterapia durante leitura da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde. 2016. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2016.pt_BR
dc.description.abstractApresentamos resultado de pesquisa cujo objetivo foi dimensionar o reconhecimento de vocábulos por estudantes de fisioterapia durante leitura da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Propusemos estratégias de enriquecimento lexical a partir dos vocábulos desconhecidos apreendidos para treinar habilidades e competências descritivas de estados de saúde individuais e populacionais. O conteúdo da CIF foi fragmentado em 9 trechos consecutivos de aproximadamente 30 páginas cada. Para cada grupo (9 grupos), foi distribuído um trecho para a leitura e cada estudante recebeu um formulário para declarar vocábulos desconhecidos. No momento em que um vocábulo desconhecido era identificado, a leitura era interrompida e o vocábulo anotado. Os estudantes tinham a escolha de sugerir um significado para o vocábulo desconhecido caso desejassem. Posteriormente, os vocábulos e os seus significados sugeridos, quando anotados, foram analisados por dois julgadores cegos que verificaram o significado descrito pelo estudante com o significado real. Discordâncias foram decididas por um terceiro julgador. A amostra foi composta por 37 estudantes com 19,8±1,5 (média±DP) anos de idade. Foram 167 vocábulos declarados como desconhecidos. Os vocábulos foram desconhecidos por no máximo 16 e no mínimo 1 estudantes. Dos estudantes que declararam vocábulos desconhecidos, 30% arriscaram colocar um possível significado, porém somente 18% deles aproximaram o significado anotado do significado real. Os trechos 3, 4 e 9 foram os trechos com maior número de vocábulos desconhecidos. Conclui-se que a CIF possui quase duas centenas de vocábulos desconhecidos por estudantes de fisioterapia e estes estão concentrados no interior e final do documento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFisioterapiapt_BR
dc.subject.keywordLexicografiapt_BR
dc.subject.keywordClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)pt_BR
dc.titleReconhecimento lexical de estudantes de fisioterapia durante leitura da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T17:36:55Z-
dc.date.available2017-01-05T17:36:55Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15487-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1We present results in order to scale the word recognition of physical therapy students during reading from International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). We proposed lexical enrichment strategies for unknown apprehended words to develop skills and competencies to describe individual and population health states. Content of the ICF was fragmented in 9 consecutive sets of approximately 30 pages each. For each group (9 groups), a set was distributed for reading and each student received a form to declare unknown words. By the time when an unknown word was identified, the reading was interrupted and the word written down. The students had the choice to suggest a meaning to the unknown word if desired. Later, the words and their suggested meanings, as noted, were analyzed by two blind judges who evaluated the declared with the real meaning. Disagreements were decided by a third judge. The sample consisted of 37 students with 19.8 ± 1.5 (mean ± SD) years old. It was 167 words declared as unknown. The words were unknown for a maximum of 16 and at least one students. Of the students who said unknown words, 30% risked putting one possible meaning, but only 18% of them approached the meaning noted to the real meaning. The sections 3, 4 and 9 were the segments with the highest number of unknown words. We concluded that the ICF has nearly two hundred unknown words by physical therapy students and these are concentrated inside and in the end of the document.pt_BR
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons