Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_StefanySousaAlves_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do potencial terapêutico da ayahuasca na diminuição do consumo de álcool utilizando o procedimento IA2BC (intermittent access to 2 bottle choice) em ratos Wistar
Autor(es): Alves, Stefany Sousa
Orientador(es): Caldas, Eloísa Dutra
Assunto: Alcoolismo
Alcoolismo - tratamento
Ayahuasca
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: ALVES, Stefany Sousa. Avaliação do potencial terapêutico da ayahuasca na diminuição do consumo de álcool utilizando o procedimento IA2BC (intermittent access to 2 bottle choice) em ratos Wistar. 2016. 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O alcoolismo é uma desordem fisiológica e psicológica derivada do consumo abusivo de álcool, estando associado ao desenvolvimento de várias doenças graves, além de causar prejuízos sociais e econômicos. O tratamento de alcoólatras é difícil, com abordagens diversas, envolvendo psicoterapia e terapia farmacológica. Porém, o tratamento muitas vezes não é efetivo, evidenciando a necessidade de novos medicamentos. Tem sido investigado o potencial terapêutico da ayahuasca no tratamento de dependentes de drogas de abuso, incluindo o álcool. Esse trabalho tem como objetivos otimizar e validar o procedimento IA2BC (interminent access to 2-botttle choice) em ratos Wistar e avaliar o potencial terapêutico da ayahuasca na diminuição do consumo voluntário de álcool. O procedimento envolve a exposição de ratos ao acesso livre à etanol 20% ou água, com duração de 24 horas, durante 8 semanas, em 3 sessões por semana (segundas, quartas e sextas-feiras). Ao final das sessões, os bebedouros com etanol são pesados para avaliar o consumo e na oitava semana, os ratos expostos são separados em 4 grupos para tratamento com ayahuasca (0,5X, 1X e 2X a dose usual da ahyahuasca) e naltrexona (controle positivo) e um grupo sem tratamento. A primeira fase do trabalho foi conduzida com 20 animais acondicionados em caixas individuais, distribuídos aleatoriamente entre os grupos. Porém, resultados preliminares mostraram que o consumo de etanol variou muito dentro de cada grupo (coeficiente de variação de até 92,9%) e ao longo do estudo, não se observando padrão de consumo em nenhum dos grupos. O estudo foi interrompido, e suspeitando-se vazamento de etanol nos frascos, estes foram substituídos por um de menor volume, contendo cerca de 90% do volume de etanol, e um segundo teste somente com 10 animais expostos a natrexona foi conduzido. Neste teste, o consumo de etanol das 3 primeiras semanas foi significativamente menor que o consumo da 4ª semana, que se manteve constante até a 7ª semana. Na 8ª semana, com o tratamento com naltrexona, o consumo diminuiu significativamente, voltando a ser semelhante às três primeiras semanas, confirmando a ação terapêutica do fármaco e a validação do protocolo IA2BC. Na terceira fase, o protocolo foi conduzido novamente com 20 animais (ayahuasca e naltrexona), e resultados preliminares são apresentados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons