Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Sílvia Urmila Almeida | - |
dc.contributor.author | Lelis, Synara Adriana Lino | - |
dc.identifier.citation | LELIS, Synara Adriana Lino. Família e inclusão: a percepção de pais sobre o processo de ensino-aprendizagem de seus filhos com deficiência no contexto da escola. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de pais de alunos com deficiência sobre o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de seus filhos no contexto escolar, no âmbito de uma escola pública do município de Carinhanha (BA). A fundamentação teórica deste trabalho abordou conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência e à inclusão escolar, bem como evidenciou a importância dos estudos de Vigotski para o entendimento das relações estabelecidas entre família e escola. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, composto por seis questões abertas, e observações na escola. O questionário foi aplicado para três mães de alunos com deficiência da escola pesquisada. Os resultados deste trabalho demonstraram que há a necessidade de a escola estreitar laços mais concretos com os pais de alunos com deficiência, a fim de que estes compreendam a importância de sua participação na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Família e inclusão : a percepção de pais sobre o processo de ensino-aprendizagem de seus filhos com deficiência no contexto da escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T16:58:24Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T16:58:24Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15482 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|