Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15482
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SynaraAdrianaLino_tcc.pdf501,24 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Sílvia Urmila Almeida-
dc.contributor.authorLelis, Synara Adriana Lino-
dc.identifier.citationLELIS, Synara Adriana Lino. Família e inclusão: a percepção de pais sobre o processo de ensino-aprendizagem de seus filhos com deficiência no contexto da escola. 2015. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção de pais de alunos com deficiência sobre o processo de ensino-aprendizagem e a inclusão de seus filhos no contexto escolar, no âmbito de uma escola pública do município de Carinhanha (BA). A fundamentação teórica deste trabalho abordou conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência e à inclusão escolar, bem como evidenciou a importância dos estudos de Vigotski para o entendimento das relações estabelecidas entre família e escola. A metodologia empregada nesta pesquisa é qualitativa, tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, composto por seis questões abertas, e observações na escola. O questionário foi aplicado para três mães de alunos com deficiência da escola pesquisada. Os resultados deste trabalho demonstraram que há a necessidade de a escola estreitar laços mais concretos com os pais de alunos com deficiência, a fim de que estes compreendam a importância de sua participação na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficientes - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleFamília e inclusão : a percepção de pais sobre o processo de ensino-aprendizagem de seus filhos com deficiência no contexto da escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T16:58:24Z-
dc.date.available2017-01-05T16:58:24Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15482-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons