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dc.contributor.advisorRêses, Erlando da Silva-
dc.contributor.authorNunes, Erick Souza-
dc.identifier.citationNUNES, Erick Souza. O papel do orientador educacional na profissionalização do adulto surdo. 2015. 23 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso da Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA-DF), conveniada a Secretaria de Educação do Distrito Federal, é referência na EJA Bilíngue da Educação Especial. Ela destaca a inclusão social e educacional para a promoção dos surdos na sociedade. Além dos serviços pedagógicos especializados e personalizados, a ONG apoio os surdos na empregabilidade formal com o programa Mercado de Trabalho. Este projeto visa contribuir para a inserção dos deficientes nas vagas destinadas à Pessoa com Deficiência nas empresas. Porém, na APADA-DF não há a orientação e informação profissional aos surdos, fazendo com que eles não tenham criticidade e autonomia perante o mundo do trabalho. A inserção de um Orientador Educacional na Associação contribuiria na afirmação do surdo como sujeito trabalhador, que coordenaria o programa renomeado Mundo do Trabalho. O papel de atuação e responsabilidades do orientador educacional será discutido e construído coletivamente em um evento promovido entre a APADA-DF e a Área de Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE – UnB).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordOrientação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.titleO papel do orientador educacional na profissionalização do adulto surdopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T13:22:55Z-
dc.date.available2017-01-05T13:22:55Z-
dc.date.submitted2015-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15470-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSantos, Cléssia Mara-
dc.description.abstract1The Association of Parents and Friends of the Hearing Impaired (APADA-DF), convening the Department of Education of the Federal District, is a reference in EJA Bilingual Special Education. It highlights the social and educational inclusion for the promotion of the deaf in society. In addition to the specialized and customized educational services, the NGO support the deaf in formal employment with the Labour Market program. This project aims to contribute to the integration of disabled people in places intended for Person with Disabilities in companies. But in APADA-DF no vocational guidance and information to the deaf, causing them to have no criticality and autonomy from the world of work. The insertion of an Educational Advisor at the Association would contribute deaf in the statement as the subject worker who coordinate the program renamed the World of Work. The role of work and responsibilities of the counselor will discuss and collectively constructed at an event promoted between APADA-DF and Inclusive Education Area of the School of Education at the University of Brasilia (FE - UNB).pt_BR
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1º Segmento : Diversidade na EJA - Educação Inclusivapt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



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