Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GodmeireCorreia_GracileneSousa_JanePaiva_SheilaFaria_SuelyVeloso_tcc.pdf870,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evasão na educação de jovens e adultos : conhecer para intervir
Autor(es): Correia, Godmeire Guilherme
Sousa, Gracilene Ribeiro Soares de
Paiva, Jane Gomes
Faria, Sheila Ribeiro de
Veloso, Suely Alves
Orientador(es): Oliveira, Eny da Luz Lacerda
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : DF : 1° Segmento : Gestão Político-Pedagógica - Evasão/trabalho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 5-Jan-2017
Referência: CORREIA, Godmeire Guilherme et al. Evasão na educação de jovens e adultos: conhecer para intervir. 2015. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos –EJA, é uma modalidade de ensino que oferece oportunidade àqueles que na sua trajetória de vida não iniciaram ou interromperam seus estudos. Ao trabalharmos como coordenadoras de turmas do Programa DF Alfabetizado, observamos que os estudantes das turmas em que os professores utilizavam como estratégia pedagógica o Método Paulo Freire de Alfabetização tinham melhores resultados se comparados às outras nas quais este método não vinha sendo utilizado. Ao buscarmos conhecer dados referentes aos índices de aprovação, reprovação e evasão na Educação de Jovens e Adultos, verificamos que os números mostravam-se bastante significativos e preocupantes, especialmente, no que concerne a evasão. Sendo a realidadedo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 301 do Recanto das Emas semelhante a essa, surgiu o interesse em realizar uma ação, por meio deste Projeto de Intervenção Local –PIL, com estudantes do Primeiro Segmento da Educação de Jovens e Adultos, matriculados na escola em questão. Por demonstrar efetividade no Programa DF Alfabetizadooptamos por utilizar como estratégia pedagógica o Método Paulo Freire de Alfabetização, que propõe uma educação onde todos aprendem juntos, de fase em fase, de palavra em palavra,constituindo outra forma de fazer cultura, na qual o homem torna-se sujeito da sua própria história. Assim, este PIL tem como objetivo reduzir os índices de evasão escolar nessa etapa da EJA. Ademais, a execução do Projeto configura-se também como oportunidade de acompanhar, no CEF 301, a trajetória escolar de muitos dos estudantes oriundos do Programa DF Alfabetizado, com os quais já tivemos contato, facilitando, desse modo, o diálogo, a articulação e aorganização do trabalho pedagógico com a sua realidade de vida,necessidades, interesses e aspirações. Este Projeto terá início no primeiro semestre de 2016, com duração semestral.
Abstract: The Young and Adults Education-EJA, is a modality of education that gives opportunities for those that in your life way hadn´t initiated or interrupted your studies. When working like classes coordinators of the program DF Alfabetizado, we observe that the students of the classes where the teachers usedas pedagogical strategy the method Paulo Freire de Alfabetização had the best results if compared the others in which this method wasn´t being used. When searching know data regarding the aproval, reproof and evasion indices in the Youngs and Adults Education, we see that the numbers were revealed pretty significant and preoccupying, especially, with respect to evasion. Being the reality of Centro de Ensino Fundamental (CEF) 301 at Recanto das Emas similar to this, the interest sprang to accomplish an action, by means of this Project of Local Intervention -PIL, with students of first segment of Youngs and Adults Education, registered in this school. By demonstrate efectivity in the Program DF Alfabetizado, we dicided to use as pedagogical strategy the Method Paulo Freire de Alfabetização, that propound an education where everybody learn together, step by step, word by word, composing another form to make culture, in which the man become the subject of your own history. Thereby, this PIL has like goal reducethe indices of school evasion in this step of EJA. Furthermore, the project executation it´s configured also as opportunitie to track the school trajectory of a lot of students deriving of the Program DF Alfabetizado, with which we already had contact, facilitating, so, the dialogue and the articulation of organization of pedagogic job with your life reality, nessecity, interests and aspirations. This Project will have beginning in first semester of 2016, with semi-annual length.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, III Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2014-2015.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons