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https://bdm.unb.br/handle/10483/15465
Título: | A inclusão do aluno com síndrome de down no contexto escolar : na perspectiva dos seus familiares |
Autor(es): | Soares, Elizeth Ferreira de Sá |
Orientador(es): | Silva, Simone Cerqueira da |
Assunto: | Educação inclusiva Inclusão escolar Estudantes com necessidades educativas especiais Família e escola Down, Síndrome de |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 5-Jan-2017 |
Referência: | SOARES, Elizeth Ferreira de Sá. A inclusão do aluno com síndrome de down no contexto escolar: na perspectiva dos seus familiares. 2015. 59 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. |
Resumo: | A temática que envolve este estudo visa abordar uma questão de grande relevância no âmbito educacional, a inclusão do aluno com Síndrome de Down no contexto escolar, na perspectiva da família. O interesse pelo tema surgiu a partir da minha experiência profissional com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, particularmente, os alunos com Síndrome de Down. Neste estudo foi utilizada a entrevista semiestruturada enquanto instrumento de construção dos dados. A entrevista consistiu em um roteiro fundamentado em 4 eixos norteadores: a)Descrever o que os familiares da criança com SÍNDROME DE DOWN pensam a respeito do seu processo de inclusão educacional; b)Identificar como os familiares compreendem o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança com SÍNDROME DE DOWN ao longo do processo de inclusão escolar; c)Compreender a influência da inter-relação família e escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno com SÍNDROME DE DOWN; d)Descrever a relação da criança com SÍNDROME DE DOWN e seus pares, na escola, na perspectiva de seus familiares. O presente estudo traz objetivos gerais e específicos, sendo que o objetivo geral consiste em investigar como tem sido o processo de inclusão escolar do aluno com Síndrome de Down, na perspectiva dos seus familiares. A metodologia utilizada foi a entrevista semiestruturada com a mãe e um irmão de um aluno com Síndrome de Down. Os resultados mostram que a família veem que a primeira inclusão acontece na família, a parceria entre escola e família contribui efetivamente com o processo de desenvolvimento do aluno. Com base nos resultados conclui-se que a inclusão escolar tem acontecido em muitas escolas e que a aprendizagem do aluno com Necessidades Especiais Educacionais depende da presença da família e da interação com os seus pares. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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