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dc.contributor.advisorOliveira, Rosania Aparecida Stoco de-
dc.contributor.authorSantos, Vagna Nogueira dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Vagna Nogueira dos. O processo de inclusão de alunos com deficiência visual: um estudo em uma escola pública da comunidade de Pindorama Iuíu-Bahia. 2015. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que a educação inclusiva deve ser pautada em direitos constitucionais e que todo cidadão deve ser respeitado em suas diferenças. A prática da inclusão fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 determina que todas as crianças devem, sempre que possível, aprender juntas, independente de suas dificuldades e diferenças, partindo da convicção de que todas elas são capazes de aprender. Sendo assim, este estudo teve como objetivo estudar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual, do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da comunidade de Pindorama Iuíu-BA, neste trabalho denominada de Escola RL. Os participantes desta pesquisa foram os profissionais que atuam na Escola RL: 3 (três) professores, e indiretamente, alunos com deficiência visual, do 6º Ano do Ensino Fundamental II. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações e questionário aplicados aos professores pesquisados. Com base na pesquisa ficou evidente que na medida do possível a escola procura trabalhar a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, que neste trabalho focou os professores que atendem deficientes visuais, visando o bem comum. Porém, ainda há muito a ser feito em prol da educação inclusiva destes alunos e um dos fatores contribuidor para tal é por não ter educadores com formação na área de inclusão. Ficou também evidente que os professores necessitam de uma formação em braile. Portanto, uma escola para ser inclusiva é preciso acolher, aceitar, incluir e valorizar os seus discentes independente de suas diferenças e limitações, sem com tudo camuflá-las ou fingir que elas não existam, enfim, garantindo a igualdade de direitos de todos os educandos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleO processo de inclusão de alunos com deficiência visual : um estudo em uma escola pública da comunidade de Pindorama Iuíu-Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T12:07:46Z-
dc.date.available2017-01-05T12:07:46Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15464-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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