Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ana Cecília Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Tâmaro Chagas | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Tâmaro Chagas. Conhecimento e atitudes do professor para manejo e ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). 2015. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se como um padrão persistente de desatenção e/ou impulsividade-hiperatividade que causa significativo prejuízo ao desenvolvimento do indivíduo. Nas crianças em idade escolar o desempenho acadêmico é profundamente afetado. Por isso, no tratamento interdisciplinar destas crianças, a participação do professor é crucial. O objetivo desta pesquisa foi identificar o conhecimento e as atitudes do professor para ensinar e manejar o comportamento do aluno com TDAH. Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de Ipatinga, Minas Gerais. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas possuem conhecimento das características sintomáticas do transtorno e executam ações apropriadas para lidar com as dificuldades de aprendizagem e de comportamento das crianças. Isto é, apresentam conhecimento satisfatório sobre o TDAH e atitudes adequadas para ensinar e manejar o comportamento do aluno. Entretanto, sugere-se a realização de outros estudos com amostras maiores e envolvendo a rede privada de ensino, população pouco estudada sobre esta temática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - atitudes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e atitudes do professor para manejo e ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T11:34:22Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T11:34:22Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15460 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|