Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Queiroz, Norma Lucia Neris de | - |
dc.contributor.author | Lima, Cândida Neta | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Cândida Neta. Ensinar e aprender: relato de experiência de uma aluna com TDAH no 4º ano do Ensino Fundamental I no contexto escolar. 2015. 34 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de especialização em Desenvolvimento Humano, Educação Inclusão Escolar, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo traz como tema: Ensinar e aprender: relato de experiência de
aluna com TDAH no 4º ano do ensino fundamental no contexto escolar, cujo objetivo
geral foi analisar o processo de inclusão de uma aluna com TDAH do 4o ano do
ensino fundamental I de uma escola pública municipal de Porto Nacional – TO, em
que a pesquisadora também é professora, e tem como objetivos específicos:
descrever a história de ensino-aprendizagem e a interação da aluna participante
deste estudo com suas professoras do ensino regular e da sala de recursos, em que
a pesquisadora é também a professora e seus colegas, analisar a influência dos
recursos pedagógicos: jogos pedagógicos, textos literários e brincadeiras no
processo de ensino-aprendizagem da aluna participante do estudo, analisar como a
educação inclusiva está caracterizada no Projeto Político Pedagógico da escola
pesquisada. Decidimos investigar a inclusão da aluna com transtorno de déficit de
atenção com hiperatividade (TDAH) por perceber que os alunos com esse transtorno
têm apresentado muitas dificuldades para aprender conteúdos curriculares nas salas
de aula regulares. Com isso, vão acumulando reprovações ao longo da trajetória
escolar, as quais vão acarretando distorção idade/série por serem reprovados
sucessivamente. Muitos avanços aconteceram nas duas últimas décadas, em prol
da garantia do direito ao acesso à educação dos alunos com necessidades
educacionais especiais. Os jogos e brincadeiras atraem e retêm a atenção da
criança com déficit de atenção, pois a mesma apresenta bom rendimento de maneira
mais visual que auditiva. A metodologia usada foi a abordagem qualitativa que teve a
entrevista semi estruturada com a avó da aluna pesquisada, os questionários com a
professora da sala de aula e a aluna, a observação na sala de aula regular e na sala
de recursos, em que a pesquisadora é também a professora, como principais
instrumentos de coleta de dado. Por trabalhar na sala de recursos, ser pesquisadora
e também professora de Dorinha fizemos a análise das atividades que despertaram
na aluna o interesse para aprender os conteúdos curriculares ministrados pelas
professoras na sala de aula regular e na de recursos que puderam contribuir com a
inclusão e o desenvolvimento pessoal e educacional da aluna em questão. Os dados
coletados nos chamam para uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas com
os alunos com TDAH, no percurso da sua escolarização. Os resultados da pesquisa
mostraram a importância da interação entre as professoras da sala regular e sala de
recursos a qual a pesquisadora é a professora, bem como a inserção do projeto
educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar, voltado para
os alunos NEE. Este estudo tem a intenção de contribuir com a inclusão
educacional de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que apresentam
necessidades especiais educacionais, priorizando aqueles que apresentam TDAH
como também, despertar nos profissionais da educação o desejo de conhecer mais
profundamente, as razões que levam certos alunos ao fracasso escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Ensinar e aprender : relato de experiência de uma aluna com TDAH no 4º ano do Ensino Fundamental I no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T11:19:56Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T11:19:56Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15459 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|