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dc.contributor.advisorAndrade, Franciene Soares Barbosa de-
dc.contributor.authorAraújo, Francisca Gadelha-
dc.identifier.citationARAÚJO, Francisca Gadelha. Práxis docente: novos olhares para os processos inclusivos do aluno com deficiência intelectual. 2015. viii, 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO estudo buscou compreender como a práxis pedagógica dos professores poderá contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual em salas inclusivas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza qualitativa, teve como instrumentos de coleta de informações a entrevista semiestrutura e observação não estruturada, tendo como participantes o corpo docente e uma coordenadora pedagógica de uma Escola em um bairro periférico de Rio Branco-AC. Os dados coletados foram agrupados em quatro categorias de análises: concepções sobre inclusão escolar; reflexões sobre práxis pedagógica, recursos didáticos e metodologias importantes para o processo de inclusão; definições de deficiência intelectual e experiências escolares com alunos com deficiência intelectual; Práxis e mediações pedagógicas que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Como pressuposto teórico baseou-se na abordagem Histórico-cultural de Vigotski e autores, como Sassaki, Mittler, Konder, Cirilo, Coelho, Padilha, Sacristán, Vasconcellos entre outros que contribuem com estudos sobre inclusão escolar, principalmente, deficiência intelectual. Nos resultados da pesquisa observou-se que os professores reconhecem a importância da inclusão escolar, sabem das suas responsabilidades enquanto mediadores do processo de ensino e aprendizagem e apresentaram-se dispostos a atender as necessidades educacionais especiais, garantindo assim o direito a educação. Alguns desafios foram apontados na realização da práxis pedagógica, no entanto, eles procuram vencê-los aperfeiçoando suas práticas de ensino, utilizando metodologias e recursos didáticos que possibilitem a aquisição do conhecimento por todos os seus alunos. No que concerne a inclusão de alunos com deficiência intelectual, a maioria dos entrevistados afirmam que procuram estratégias de ensino, como materiais concretos e formas coletivas e lúdicas para despertar o interesse desses alunos pela aprendizagem. Identificou-se ainda que muitos docentes estão no caminho certo da inclusão, mas ainda precisam avançar muito para que todos os alunos sejam de fato incluídos no contexto da sala de aula. Assim a realização da pesquisa possibilitou compreender a práxis pedagógica dos professores e como os mesmo contribuem com processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual..pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titlePráxis docente : novos olhares para os processos inclusivos do aluno com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T11:15:41Z-
dc.date.available2017-01-05T11:15:41Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15458-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



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