Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Caixeta, Juliana Eugênia | - |
dc.contributor.author | Piva, Susi Francis Amaral | - |
dc.identifier.citation | PIVA, Susi Francis Amaral. O preconceito na inclusão de alunos com deficiência na escola pública do Distrito Federal. 2015. 68 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo dedicou-se a verificar a existência de atitudes e comportamentos preconceituosos em relação aos alunos com deficiência e ao processo de inclusão escolar em uma escola pública do Distrito Federal. Apesar de ser uma realidade, a Educação Inclusiva enfrenta dificuldades a fim de alcançar sua eficácia plena prevista no plano legal. Essas dificuldades vêm investidas e são geradas a partir de atitudes discriminatórias que se manifestam nas práticas educativas e nos comportamentos de professores e alunos, provocando problemas no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes com direito à inclusão. O estudo desenvolveu-se utilizando a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, cujas respostas foram analisadas em categorias. Os resultados responderam à pergunta da pesquisa, evidenciando a presença de preconceito no ambiente e a necessidade de investimento em políticas de formação profissional, de discussão e problematização da temática nos espaços escolares, a fim de que as condições para, não só dar acesso aos estudantes com deficiência à escola, mas, garantir, em condições de igualdade e de cidadania, a permanência desses estudantes na escola até a conclusão dos estudos e sua inserção no mundo do trabalho. Espera-se que a pesquisa possa suscitar novas reflexões a respeito da inclusão escolar, a fim de combater todas as formas, veladas ou não, de preconceitos e discriminações expressas e presentes na Escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discriminação na educação | pt_BR |
dc.title | O preconceito na inclusão de alunos com deficiência na escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-05T10:32:09Z | - |
dc.date.available | 2017-01-05T10:32:09Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15455 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|