Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15451
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EnedinaPereiraDaSilva_tcc.pdf623,72 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Norma Lucia Neris de-
dc.contributor.authorSouza, Enedina Pereira-
dc.identifier.citationSOUZA, Enedina Pereira. Avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais de uma Escola Pública de Porto Nacional. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.pt_BR
dc.description.abstractÉ evidente o valor do processo avaliativo para o ensino e a aprendizagem, por isso, a avaliação deve colaborar com a formação do indivíduo, respeitando suas diferenças e individualidades, além de favorecer o exercício de sua cidadania. Embora os docentes usem diferentes estratégias avaliativas em suas salas de aula, eles devem incluir o processo de avaliação da turma no planejamento da prática pedagógica, incluindo os alunos deficientes. Entretanto, é necessário pensar sobre a avaliação que está sendo utilizada nas escolas nos dias atuais. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar a avaliação da aprendizagem realizada com alunos com necessidades educacionais especiais dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Nacional, a partir dos critérios e estratégias que podem contribuir para o processo de aprendizagem desses alunos. E como objetivos específicos, definimos: analisar as concepções de ensino, aprendizagem e avaliação dos professores que participam deste estudo de pesquisa; analisar as dificuldades encontradas pelos professores para avaliar os alunos com necessidades educacionais especiais; identificar os tipos de instrumentos, critérios e estratégias que os professores utilizam para avaliar os alunos com necessidades educacionais especiais. Para fundamentar a análise de dados, utilizamos os estudos de avaliação da aprendizagem Estéban (2000), Santos (1999), Fernandes (2007), A Política Nacional de Educação Especial (2008), Martins (2006), Oliveira (2002), Perrenoud (2007), Hadji (2001), e Bassani e Behar (2009). Optamos para metodologia de pesquisa qualitativa e como instrumentos de recolha dos dados, entrevistas semiestruturadas com professores em uma escola municipal. Os resultados apontaram que os discentes com NEE desta escola pesquisada já experimentaram os diversos fracassos escolares, e nesse sentido o docente deve de comprometer em transformar esta história de fracassos dos discentes, estabelecendo ligações entre suas capacidades, rendimento escolar e avaliação de acordo com suas necessidades, senso necessário o docente repensar sua prática pedagógica e avaliativa, aproveitando o momento para diagnosticar a aprendizagem do aluno e assim buscar soluções para as dificuldades que os docentes têm em avaliar seus alunos com deficiências.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais nos anos iniciais de uma Escola Pública de Porto Nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-01-05T09:50:43Z-
dc.date.available2017-01-05T09:50:43Z-
dc.date.submitted2015-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/15451-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons