Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/15445
Título: | Entre barracos e violinos : um documentário sobre os que tiveram a vida mudada pela música |
Autor(es): | Gemayel, Bachir |
Orientador(es): | Marques, Márcia |
Assunto: | Jornalismo documental Documentário (Cinema) Música - instrução e estudo Inclusão social |
Data de apresentação: | Jun-2016 |
Data de publicação: | 4-Jan-2017 |
Referência: | GEMAYEL, Bachir. Entre barracos e violinos: um documentário sobre os que tiveram a vida mudada pela música. 2016. 65 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este é o memorial descritivo da produção de Entre Barracos e Violinos: um documentário sobre os que tiveram a vida mudada pela música. O documentário retrata o cotidiano de jovens moradores das regiões administrativas da Estrutural, do Paranoá e do Recanto das Emas, localizadas no Distrito Federal (DF), que ingressaram em projetos de ensino musical gratuito nas comunidades onde vivem quando ainda trabalhavam com empregos técnicos precários e atualmente são professores de música. O documentário alia técnicas de entrevista com a valorização e divulgação do ensino musical gratuito para aqueles que não possuem teatro, cinema, casas de cultura e quase nenhum incentivo musical na região onde habitam, sendo colocados à margem de um processo pleno de cidadania. Cenas nas quais os jovens expressam o talento musical desenvolvido são mescladas com fragmentos das histórias de vida dos personagens. |
Abstract: | This is the descriptive memorial production of Entre Barracos e Violinos: a documentary about those who have had their lives changed by music. The documentary portrays the daily life of young residents of the administrative regions of the Estrutural, Paranoá and Recanto das Emas, located in Federal District (DF), who entered in free musical education projects where they live while they were still working with poor technical jobs and nowadays they work as music teachers. The documentary combines interviewing techniques with the development and promotion of free musical education for those who do not have a theater, cinema, culture house and almost no musical encouragement in the region where they live, being placed on the sidelines of a process of citizenship. Scenes in which young people express the musical talent developed are mixed with fragments of the life stories of the characters. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Memorial de Projeto Final, 2016. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons