Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1544
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_MariaGoreteGuerradeQueiroz.pdf412,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da gestão estratégica do STJ no período 2004 – 2008
Autor(es): Queiroz, Maria Gorete Guerra de
Orientador(es): Silveira Júnior, Aldery
Assunto: Gestão estratégica
Planejamento estratégico
Desenvolvimento organizacional
Balanced Scorecard (BSC)
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 23-Fev-2011
Referência: QUEIROZ, Maria Gorete Guerra de. Análise da gestão estratégica do STJ no período 2004 – 2008. 2009. 87 f. Monografia (Especialização em Gestão Judiciária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar os resultados obtidos na gestão estratégica do STJ, bem como a sua efetividade. Inicialmente, foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica com vistas a explorar os aspectos teóricos e metodológicos inerentes ao processo de gestão estratégica. Foi dedicado um tópico especial ao Balanced Scorecard, ferramenta de gerenciamento e aferição da gestão estratégica, que é utilizada pela Instituição e que permite a avaliação dos resultados da gestão estratégica de forma segmentada e integrada, em função das perspectivas definidas no planejamento. A análise dos resultados foi realizada através de pesquisa documental, tomando-se por base os planos e relatórios de gestão, para o período de 2004 a 2007. O ano de 2008 não foi abrangido pela análise, tendo em vista que o relatório de gestão desse período ainda não está disponível. Mesmo considerando as dificuldades na aferição de alguns indicadores e levando-se em conta o período de abrangência reduzido, foi possível deduzir um quadro avaliativo global para o período sob análise, que retrata não só o efeito da gestão estratégica sobre o desempenho da Instituição, bem como a sua utilização na prática como instrumento capaz de viabilizar o cumprimento de sua missão institucional. A análise dos índices de forma individualizada e consolidada permitiu efetuar conclusões sobre a forma como o processo de gestão estratégica vem sendo conduzida; quanto ao desempenho global observado no período; e quanto à utilização do Balanced Scorecad como instrumento de avaliação e de subsídio para implementação de ações corretivas com tempestividade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1544
Aparece na Coleção:Gestão Judiciária



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.