Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SuelySantosBelem_tcc.pdf406,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atendimento educacional especializado : um estudo da educação inclusiva de Carinhanha
Autor(es): Belém, Suely Santos
Orientador(es): Prazeres, Sandra Mary Gonçalves
Assunto: Atendimento educacional especializado
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Pessoas com deficiência - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: BELÉM, Suely Santos. Atendimento educacional especializado: um estudo da educação inclusiva de Carinhanha. 2015. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar as fragilidades do Atendimento Educacional Especializado do Núcleo de Atendimento da Educação Inclusiva de Carinhanha (NAEIC) e propor reflexões sobre metodologias significativas para o atendimento de alunos com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais. As principais autoras que fundamentaram essa pesquisa foram Mantoan e Marta Gil. O trabalho apresenta um breve histórico da Educação Inclusiva, sobretudo do município de Carinhanha. Os dados da pesquisa de abordagem qualitativa foram coletados através dos procedimentos de observação direta, entrevistas semiestruturadas, uso de questionários abertos. Os sujeitos participantes foram professoras do Atendimento Educacional Especializado, mães de alunos com deficiência do Núcleo de Atendimento da Educação Inclusiva de Carinhanha e professoras do ensino regular. Na análise dos dados, a leitura das informações fora realizada à luz do referencial teórico definido, possibilitando o enlace acerca das fragilidades, conquistas e possibilidades de avanço do Atendimento Educacional Especializado. As categorias de análise perpassaram a impressão do professor da sala comum sobre a inclusão e o Atendimento Educacional Especializado; os desafios para a efetivação do Atendimento Educacional Especializado no NAEIC; a família como parceira da melhoria da Educação Especial. As considerações finais evidenciaram que as metodologias de caráter lúdico vêm propiciando condições de desenvolvimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, mas que as práticas inclusivas esbarram na necessidade de formação continuada para os professores, cujos saberes são construídos a partir das práticas vivenciadas com os educandos e momentos de estudos coletivos. Portanto, a inclusão escolar vem se construindo a cada dia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons