Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cupolillo, Mercedes Villa | - |
dc.contributor.author | Nepomuceno, Francisca Cristina de Souza | - |
dc.identifier.citation | NEPOMUCENO, Francisca Cristina de Souza. Deficiência intelectual no âmbito escolar. 2015. 34 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou conhecer o cotidiano da inclusão através da prática pedagógica com alunos que apresentam Deficiência Intelectual no âmbito escolar. A coleta de dados foi realizado através de uma pesquisa de campo, na Escola de Ensino Infantil Mundo da Criança Município de Cruzeiro do Sul- ACRE. Na pesquisa foram envolvidas as crianças da turma de quatro anos, com o total de 21 crianças, e o aluno Antônio José, com Deficiência Intelectual, que participa da sala de AEE duas vezes na semana, no período de duas horas, com a professora de Atendimento Educacional Especializado. No período de cinco dias de observações participantes, foram realizadas entrevistas com equipe gestora, professora e mãe da criança. Foram utilizadas também um questionário em forma de entrevista. A observação nos revelou as inúmeras formas de atividades criadas pelas professoras para proporcionar metodologias variadas, que despertam o interesse do aluno com necessidades “querer” realizar suas atividades. Podemos dizer a partir dos relatos e observações em sala de aula, que as práticas adotadas pelos profissionais da escola em questão são condizentes com as ideias de autores estudados, apesar dos receios e dificuldades encontrados. A inclusão escolar, portanto, continua sendo um grande desafio. No entanto, consideramos que, quando acreditamos na afirmativa de Vygotsky, o trabalho do professor voltado para a socialização e o trabalho em cooperação contribui e facilita tanto para o aprendizado, quanto em aprender e conviver em sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficientes mentais - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Deficiência intelectual no âmbito escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-01-04T13:07:19Z | - |
dc.date.available | 2017-01-04T13:07:19Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/15433 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|