Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/15430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DejanesMariaSilvaBatista_tcc.pdf755,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios enfrentados por professora para atuar com aluno com paralisia cerebral em uma escola de ensino fundamental de Cruzeiro do Sul
Autor(es): Batista, Dejanes Maria Silva
Orientador(es): Dias, Sueli de Souza
Assunto: Inclusão escolar
Professores de educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Paralisia cerebral nas crianças
Data de apresentação: 28-Nov-2015
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: BATISTA, Dejanes Maria Silva. Desafios enfrentados por professora para atuar com aluno com paralisia cerebral em uma escola de ensino fundamental de Cruzeiro do Sul. 2015. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2015.
Resumo: Alguns profissionais ainda não se atentaram para o fato de que sua prática pedagógica é determinante para construção e evolução das habilidades de seu aluno, em especial o aluno com paralisia cerebral, que necessita de um olhar diferenciado do professor para que possa diminuir as barreiras sociais impostas por sua condição. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios identificados pelo professor no processo pedagógico com aluno com lesão cerebral. O estudo se baseia no discurso de uma professora do Ensino Fundamental de uma escola urbana no município de Cruzeiro do Sul, no Acre. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa num enfoque interpretativo. O principal instrumento utilizado para a construção dos dados foi a entrevista semiestruturada. A entrevista foi realizada em um encontro com a participante da pesquisa, onde foram abordados os seguintes eixos: inclusão do aluno com paralisia cerebral no ambiente escolar; experiência do professor no processo de ensino aprendizagem da criança com paralisia cerebral; formação continuada; relacionamento com a criança com paralisia cerebral; estratégias metodológicas e acessibilidade da escola Raimundo Gomes (nome fictício). A análise dos dados ocorreu por meio de intensivas leituras das falas transcritas em textos, permitindo uma análise crítica interpretativa dos resultados obtidos. Os resultados indicam: a participante encontra obstáculos diários no processo pedagógico com seu aluno com paralisia cerebral; os obstáculos enfrentados são provenientes de carência de conhecimentos teóricos e metodológicos sobre paralisia cerebral; há necessidade de maior aprofundamento quanto aos marcos legais que orientam e normatizam o processo de inclusão; a professora participante do estudo sente-se sozinha no processo de inclusão em sala de aula, relatando pouco apoio ou meios para o trabalho docente com aluno com paralisia cerebral. A inexperiência, a falta de conhecimentos, a precariedade da rede de apoio, a ausência de formação continuada são elementos que podem estar gerando sentimento de insatisfação na professora e comprometendo o ato de ensinar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, 2015.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons